Em discurso na Cúpula da União Africana, Lula deve defender aliança contra fome e miséria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar neste final de semana da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia. Em seu discurso, o brasileiro deve cobrar dos países ricos o financiamento para as questões relacionadas à mudança do clima e à transição energética. Ele também deve defender uma aliança global contra a fome e a pobreza.

A comitiva brasileira tem a missão de firmar uma aliança global de combate à fome e à miséria, principal proposta do Brasil na presidência do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo. A entrada da União Africana como membro permanente do coletivo abriu as possibilidades de adesão ao objetivo brasileiro. O bloco africano tem um PIB (Produto Interno Bruto) estimado em US$ 3 trilhões.

Na última sexta-feira (16), Lula convidou o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, para participar da aliança contra a fome. Durante a reunião, o etíope também confirmou presença na Cúpula do G20, que será realizada em novembro no Rio de Janeiro. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, informou que um dos objetivos é convidar integrantes da União Africana para reuniões preparatórias em várias regiões do Brasil com a finalidade de definir, nos termos mais consistentes, a aliança contra a fome. 

Fonte:R7

Posted in All

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *