Aviação executiva cresce em Goiás, sendo a maior do centro-oeste

Mesmo com apenas 2% das cidades brasileiras tendo voos de linhas aéreas regulares, Goiás tem movimentado o mercado dos aviões particulares, que de acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral, é o quarto estado com maior polo de serviços de aviação geral no Brasil. A demanda se deve à posição geográfica (centro do país), sua extensão territorial (de um ponto a outro são mais de 800 km) e a força do agronegócio. Logo, o setor por aqui tem se destacado e apresentado inovações.

Considerando esse crescimento exponencial, o Aeroporto Internacional de Goiânia, Santa Genoveva, recebeu a 3ª edição da Aviation XP, um evento que debate os principais temas que envolvem aviação geral no Centro-Oeste, além de reunir fabricantes, proprietários e players do mercado de negócios. O evento também contou com exposições de aeronaves e voos de demonstração. 

A CCR Aeroportos, atual administradora do aeroporto da capital, apresentou ao público oportunidades únicas voltadas à aviação executiva. “Esse é um evento importante para nós, da CCR Aeroportos, especialmente em Goiânia, que é um dos principais aeroportos de nosso portfólio. Queremos também fortalecer e apresentar novos produtos e serviços para a Aviação Executiva, como áreas para hangares e o nosso webapp que vai facilitar o dia a dia dos pilotos”, afirma Graziella Delicato, Gerente Executiva de Negócios Aéreos da CCR Aeroportos.

Aeronave construída em Goiânia

Uma das aeronaves que chamou a atenção foi o chamado F.I.T.S. F2 (FITS F2), que deverá ser o primeiro avião de 3 lugares a ter seu projeto aprovado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Brasil. O modelo, que se enquadra no conceito Aeronave Leve Esportiva Especial (ALE-E), possui ainda um terceiro assento para cadeirinha de bebês (padrão ISOFIX) ou uma pessoa de até 50 kg. Toda a aeronave foi fabricada pelos engenheiros aeronáuticos Luciano Ribeiro de Castro e Celso Faria de Souza, e pelo piloto de jatos executivos, Klézio Gomes Marinho Matos, sendo os responsáveis pelo primeiro avião construído em Goiânia.

“O mercado que está guardando essa aeronave é muito grande no Brasil, porque a gente acredita que a necessidade de transporte no nosso país é ampla, considerando que temos mais de 5,5 mil cidades e menos de 2% delas tem cobertura de linha aérea. Pensamos em fabricar uma aeronave que atenda um pequeno fazendeiro ou um grande ou um empresário pequeno que tem uma rede de farmácias, supermercado ou uma escola de aviação que precisa atualizar as aeronaves que estão muito antigas. Então o público-alvo é bem distinto”, analisa o comandante Clésio Gomes Marinho Matos.

Segundo Luciano de Castro, o FITS F2 traz novidades aprovadas pela ANAC, após a edição da Resolução 686, de 13 de julho de 2022, que visa simplificar, fomentar e modernizar o segmento aeronáutico no Brasil. Neste conceito, o empresário afirma que a aeronave foi desenhada especialmente para o novo usuário da aviação, com novidades a exemplo da asa alta, que facilita as manobras, a pilotagem e é ideal para pilotos inexperientes. “Essa aeronave possui paraquedas balístico que permite o pouso em segurança, mesmo com pane total elétrica e do grupo motopropulsor ou seja, em caso de emergência, não são os ocupantes que o vestem, é a aeronave que é integrada ao paraquedas”, acrescenta.

Aviação executiva da capital 

A executiva destaca que o Aeroporto Internacional de Goiânia tem uma grande participação nesse setor da aviação executiva. “Em 2022, tivemos uma média mensal de 12,5 mil pousos e decolagens, o que representa 16% do mercado, sendo que o Aeroporto de Goiânia representa 21%”, afirma.  “Para nós é superimportante porque somos o maior operador aeroportuário na área de aviação executiva. Um ótimo momento de encontrar os clientes e falar dos Hangares realmente que eles também têm aqui no nosso aeroporto”, complementa Graziella. 

“Estamos muito contentes em ter mais uma vez o apoio da CCR para este evento, já consolidado na região. Mais uma vez devemos reunir diversas empresas do mercado de aviação geral, além da realização de voos de demonstração das aeronaves. Entre os visitantes, estarão donos de aeronaves, potenciais compradores e fornecedores da cadeia aeronáutica”, disse Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora da Aviation XP.

Impacto Econômico

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito, Rogério Cruz, destacou a importância do evento de aviação, que é considerado o maior da Região Centro-Oeste do país, e ressaltou a redução do ISS, de 5% para 2%, para o setor, já aprovada pela Câmara de Goiânia. Ele também lembrou que o benefício já está previsto no Plano Diretor, e que falta apenas ser regulamentado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplanh).

“Trata-se de um incentivo para que empresas desse setor se instalem na capital, pela localização privilegiada de Goiânia, no Centro do nosso país”, pontuou. “A redução da alíquota do ISS é a nossa contribuição para incentivar as empresas do setor aqui instaladas, que vão gerar emprego e renda e impulsionar a economia do município, e assim melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse.

Para Rogério Cruz, a instalação de novas empresas e serviços relacionados à aviação em geral, é uma forma para que Goiânia seja reconhecida como referência regional e nacionalmente. “Estamos criando condições para que novos empreendimentos surjam, gerando empregos e oportunidades para toda a nossa população. Queremos ser parceiros dos senhores empresários, criando condições para que haja investimento na infraestrutura aeroportuária”, finalizou o prefeito.

Fonte: O Hoje

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