onstruído em meados de 2023, o bueiro liga a fazenda Almácegas à estrada que dá acesso à cidade de Vila Boa.
Cerca de 20 famílias dependem dessa estrutura para cumprir com suas atividades do dia-a-dia e estão praticamente isoladas, já que a fazenda fica a 13 km da cidade, distância difícil de ser percorrida a pé.
A construção do bueiro foi realizada em substituição a uma velha ponte de madeira, que já não oferecia mais segurança de trafegabilidade.
Na ocasião de sua construção, alguns vereadores do município colocaram a “mão na massa” e encheram as redes sociais de vídeos mostrando a sua “prestatividade”, no claro intuito de tirar proveito da situação. À época, o vereador Danillo denunciou a situação.
Em agosto de 2023, a Promotoria de Justiça de Flores–GO recomendou a remoção das fotos e vídeos das redes sociais, uma vez que a construção de pontes e bueiros não é função dos vereadores. Por esta razão, o promotor Dr. Ivan Lucas de Souza Junior entendeu que os vereadores Wilian Campelo, Cleidiane da Silva, Ricardo Ferreira e Valmison Joaquim estariam realizando promoção pessoal às custas da municipalidade.
A doação de mão de obra própria por parte de vereadores para a construção de pontes não é exclusividade de Vila Boa. Em Formosa, a 92 já mostrou diversas obras rurais onde isso também aconteceu.
Não por coincidência, todas as nossas reportagens tiveram o intuito de mostrar que as obras tiveram baixíssima durabilidade e, pouco tempo depois de suas construções, a população voltou a viver a realidade ou o medo do isolamento.
Espera-se que a Prefeitura e a Secretaria de Infraestrutura de Vila Boa tomem as providências rápidas e, desta vez, contratem especialistas, para que situações desastrosas como esta não voltem a acontecer.
FONTE:FORMOSA URGENTE