Anúncio aconteceu nesta quinta-feira; 138 municípios serão beneficiados
O presidente Lula anunciou nesta quinta-feira (07/03) a primeira lista de obras que serão executadas em Goiás pelo Novo PAC Seleções. Ao todo, 138 municípios goianos serão beneficiados com 260 obras e equipamentos, com o objetivo de melhorar o acesso da população a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Mais de 6,1 milhões de goianos serão alcançados com ações dessa primeira seleção, o que corresponde a 87% da população do estado.
O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) comemorou o anúncio, após uma participação ativa dos municípios no programa, que inscreveu propostas em todas as modalidades. “Fizemos um trabalho intenso em Goiás, levando informações aos municípios durante a fase de inscrição das obras do Novo PAC. Agora, esses investimentos anunciados garantirão creches, escolas, maternidades, policlínicas e muito mais para a população”, disse.
Ainda segundo o deputado, outros anúncios de obras do Novo PAC Seleções devem ser feitos pelo governo federal. “Os municípios que fizeram as suas inscrições e não foram contemplados nesta divulgação serão na próxima. E aqueles que foram contemplados nesta mas tem outros pedidos, também poderão receber mais benefícios”, adiantou.
Nessa primeira fase do Novo PAC Seleções, a educação básica de Goiás foi uma das áreas mais beneficiadas, com um total de 124 obras e equipamentos. O programa garantirá a construção de 79 creches e escolas infantis e 16 escolas de tempo integral. 27 municípios também receberão novos veículos para o transporte escolar.
Destaque também para a saúde, que vai ganhar o reforço de 94 Unidades Básicas de Saúde (UBS), seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), três maternidades, um centro de Parto Normal, três policlínicas, um Centro Especializado em Reabilitação (CER), além da aquisição de 13 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) para atender dezenas de municípios goianos.
Os municípios também vão receber nove CEUs da Cultura pelo Novo PAC Seleções, onde serão realizadas diversas atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.
Ainda na área da cultura, o programa vai possibilitar os restauros de dois patrimônios históricos do estado: o Teatro Goiânia, na capital, e o Museu Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás.
Na lista de benefícios ainda está a construção de quatro espaços esportivos comunitários, nos municípios de Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Luziânia e Planaltina de Goiás.
FONTE: MAIS GOIÁS