DJ radicado em Brasília abriu mão do cachê para participar de evento pelo aniversário de 64 anos da cidade e disse preparar show desafiador
“Grande parte de minha história foi escrita aqui”, afirmou DJ Alok em Brasília, nesta terça-feira (19/3), ao confirmar participação no evento de comemoração aos 64 anos da cidade. Sem cobrar cachê, o produtor musical prepara um show “desafiador”, em uma pirâmide de 30 metros de altura. A apresentação será na Esplanada dos Ministérios, na virada do dia 20 para o feriado 21 de abril, data do aniversário da capital do país.
Sem esconder a emoção, Alok disse que planeja um evento marcante na carreira artística. “Já fui a esse evento como público e queria muito poder voltar tocando. Quando fui convidado, eu me senti muito privilegiado. É uma honra. Abrir mão de meu cachê é uma forma de retribuir o carinho e o afeto que tenho pela capital”, afirmou.
O DJ também comentou sobre o local escolhido para a festa, a Esplanada dos Ministérios, definida por Alok como um “lugar icônico”. “É desafiador, mas um desafio de que gosto e diferente de tudo já feito. Para mim, é uma grande honra fazer esse show em Brasília e […] em um evento gratuito e democrático”, comentou.
O anúncio oficial da atração ocorreu no Museu Nacional da República, com participação do DJ e do cão-robô Aulok, na manhã seguinte à apresentação de luzes do artista goiano radicado em Brasília.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), espera que a festa receba moradores da capital federal e turistas. “Nada mais bem-vindo do que esse show de um brasiliense, que é um dos personagens mais reconhecidos nacional e internacionalmente. Ficamos muito felizes com essa doação que você faz”, disse o governador a Alok. “Certamente, teremos diversas caravanas que virão participar desse evento na capital da República”, emendou.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, acrescentou que o aniversário de Brasília será uma celebração importante em 2024. “Temos aqui um trabalho feito a várias mãos para viabilizar um grande evento”, declarou o chefe da pasta.
Programação em quatro regiões
Brasília completa 64 anos no próximo dia 21 de abril. Neste ano, a data cai em um domingo. Em 2023, o Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu o aniversário da cidade com um fim de semana de atividades culturais e shows na Torre de TV. Maiara e Maraisa, Joelma, Fundo de Quintal e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro estavam entre as atrações.
No mesmo ano, Alok foi considerado o quarto melhor DJ do mundo pela terceira vez consecutiva. O ranking, elaborado pela revista inglesa DJ Mag, recebe aproximadamente 1,3 milhão de votos e é considerado um dos principais do ramo. Além disso, o brasileiro manteve o posto de melhor artista latino-americano na área.
Em 2024, a comemoração do aniversário de Brasília ocorrerá em dois dias e em quatro regiões administrativas. Além do show de Alok, haverá programações para diferentes gostos e todas as faixas etárias, com apresentações simultâneas de bandas e artistas locais durante todo o dia 21. As outras três cidades do DF ainda serão definidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Agenda na semana do Artesão
Mais cedo, Ibaneis participou de evento em homenagem ao Dia do Artesão, no Eixo Cultural Ibero-Americano – antiga Funarte. Na oportunidade, o governador entregou certificados de honra e troféus a pioneiros da capital federal.
“Sabemos que esse trabalho, realizado com todo carinho e amor, reflete-se só não na vida financeira de cada um de vocês [artesãos], mas, também, na ocupação e na terapia daquilo que é importante para cada uma e cada um de vocês”, declarou o chefe do Palácio do Buriti.
Entre esta terça-feira (19/3) e domingo (24/3), a área externa do Eixo Ibero-Americano será palco de uma programação extensa, com feira de exposição, atrações culturais e infantis, além de espaço para crianças com brinquedos infláveis.
A programação do evento inclui uma feira expositiva com trabalhos de artesãos locais; shows de Teresa Lopes, Dhi Ribeiro, O Gabba e a Banda Encosta n’Eu; bem como apresentações teatrais do grupo Mamulengo Fuzuê, do mágico Tio André, da Companhia Neia e Nando e dos espetáculos A Páscoa do Pernalonga e A Roupa Nova do Rei. A entrada é franca.
FONTE: METRÓPOLES