Premiação escolheu as melhores fotos com base na qualidade e importância cultural popular retratados. Foto representará o Brasil na etapa internacional da competição.
A foto de um imponente mascarado, símbolo das Cavalhadas de Pirenópolis, foi a vencedora de um concurso de fotografia da Wikipédia no Brasil. A premiação escolheu as melhores fotos com base na qualidade técnica, a importância cultural ou política dos elementos da cultura popular retratados.
A fotógrafa Michelly Matos usou as redes sociais para celebrar a conquista. Segundo ela, essa é a primeira vez que ela ganha o primeiro lugar em uma premiação. Veja abaixo outras fotos feitas pela fotógrafa no Circuito das Cavalhadas 2023.
“Pela primeira vez na minha história ganhei em 1º lugar. Muitos sabem que são inúmeras renúncias para estar no Circuito das Cavalhadas. Deus sabe e deve ser por isso que me honrou com essa premiação, só pode”, afirmou em um texto emocionado na internet.
Segundo a tradição local, os mascarados eram escravos que, para participarem da festa, saíam com seus rostos e corpos cobertos para não serem reconhecidos. Durante a celebração, mudavam a voz para pedir cerveja e cigarros para as pessoas, e retribuiam divertindo todos com acrobacias e brincadeiras.
A Secretaria Estadual de Cultura de Goiás (Secult) também comemorou a vitória, pois agora a imagem representará o Brasil na etapa internacional da competição e concorre com as melhores fotos do mundo.
A premiação
De acordo com a Wiki Movimento Brasil, associação brasileira afiliada à Fundação Wikimedia e responsável pela etapa nacional do concurso, 102 pessoas participaram enviando fotos e vídeos que representam a cultura brasileira. Foram mais de 1,3 mil imagens, com 224 elementos culturais, pessoas, profissões e conceitos ilustrados.
O prêmio de segundo lugar foi de uma foto de uma máscara, feita durante as festividades do Carnaval de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. A terceira posição retrata a festa de Iemanjá, na Praia do Rio Vermelho, em Salvador.
O quarto lugar do prêmio ficou com uma foto que mostra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Oliveira, Minas Gerais. O quinto lugar é a fotografia do momento em que o cacique indígena Joprykatire canta segurando um instrumento musical chamado Maracá e com o arco e flecha em suas mãos no centro do pátio da aldeia indígena Krijohere. Confira todas as fotos vencedoras abaixo.
Fonte: G1 Goiás / Fotos: Michelly Matos / Everton Costa/Wikimedia Commons / Jonathan Jefferson Wikimedia Commons