Míriam Leitão comenta a entrevista do presidente Lula ao Jornal da CBN nesta terça-feira. Ela diz que ele tenta se equilibrar na relação com o Congresso, mas critica fortemente o presidente do Banco Central.
Míriam Leitão comenta a entrevista do presidente Lula ao Jornal da CBN nesta terça-feira. Ela diz que ele tenta se equilibrar na relação com o Congresso, mas critica fortemente o presidente do Banco Central – principalmente pelo fato recente de Campos Neto ter sido homenageado pelo governador Tarcísio de Freitas, um potencial candidato do campo da direita à Presidência da República.
Segundo Lula, a única coisa desajustada no governo atualmente é o comportamento do presidente do Banco Central, que tem lado político e trabalha para prejudicar o país.
Míriam lembra que, durante o período do jantar no evento, saíram muitas informações de que Campos Neto seria indicado para fazer parte de um futuro governo, se houver, de Tarcísio. Lula disse que a presença de Roberto Campos Neto na cerimônia foi muito ruim da perspectiva da autonomia do Banco Central. O presidente ainda questionou se Campos Neto será um “novo Sérgio Moro”, ex-juiz federal que se destacou pela Operação Lava Jato e foi ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ele [Lula] foi muito pesado na declaração e comparou Campos Neto a Moro, que tinha, segundo Lula, rabo preso na política
A afirmação acontece em meio ao início da reunião nesta terça-feira (18) para definir a nova taxa básica de juros. Economistas dos principais bancos acreditam que a Selic será mantida em 10,5% ao ano diante das incertezas sobre o equilíbrio das contas públicas e das derrotas do governo no Congresso.
O dólar opera com volatilidade nesta manhã, oscilando entres altas e baixas, após críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do Banco Central.
FONTE: CBN