Paris 2024: brasileira que começou a correr para rezar com amiga é sorteada e vai disputar maratona

“Oportunidade única, uma medalha única”, diz Ana Luiza Chellegatti, que participará de prova amadora com mais de 20 mil atletas em trajeto dos Jogos

A fé levou a comerciante Ana Luiza Chellegatti, de Ribeirão Preto (SP), aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. É que foi por meio de um propósito de oração com uma amiga que ela começou a correr há 10 anos e não parou mais. A carreira como atleta amadora a garantiu entre as mais de 20 mil pessoas sorteadas em todo mundo para participar da maratona na capital francesa, no mesmo trajeto em que profissionais que buscam o pódio no principal evento esportivo mundial.

– Eu ia a pé até a casa dela [da amiga, para rezar]. Aí o tempo foi ficando curto porque eu tinha os compromissos de trabalho, ela também, e comecei a ir trotando para chegar mais rápido, e voltava trotando ou correndo para chegar mais rápido em casa. Com isso, tomei gosto. Comecei a correr e não parei mais. Minha amiga mudou de Ribeirão e estou correndo até hoje, faz 10 anos já – contou.

Para chegar aos Jogos, Ana teve que se inscrever em um aplicativo oficial de Paris 2024. Depois, foi preciso cumprir algumas etapas de desafios para ganhar chances de participar dos sorteios.

– Sei que tem uma pessoa no Nordeste, em Belo Horizonte (MG). Sei que são 115 brasileiros que vão participar. E são 20.024 pessoas. Nós participamos de desafios por meio de um aplicativo e nesses desafios, depois de cumprida a prova, tinham os sorteios. Eram 40 mil pessoas para 200 vagas. Então, é uma coisa muito de Deus. Sou muito grata a Deus por ter sido uma das sorteadas.

Ana Luiza, atleta amadora que disputará a maratona nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 — Foto: Fábio Júnior/EPTV

A confirmação da presença dela em Paris saiu no dia do aniversário do marido, momento muito comemorado em família.

– Foi uma alegria tão grande. Eu pulava naquela alegria. Mandei para o meu filho porque estava em inglês e ele viu que estava tudo certo – relembrou a atleta.

Ana Luiza, atleta amadora que disputará a maratona nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 — Foto: Fábio Júnior/EPTV

“Experiência única”

A maratona nos Jogos Olímpicos vai ser sexta prova internacional de Ana Luíza, que já correu em Portugal, Chile, Uruguai, Israel e na capital da França, em 2022. Agora, a segunda vez em Paris proporcionará uma nova experiência para ela.

– Como toda corrida na cidade de Paris, passa pela Torre Eiffel. E essa tem um diferencial, que vai até o Palácio de Versalhes, que a Maratona de Paris não vai. Desta vez, vou conhecer o Palácio de Versalhes correndo (…) Eu falo que eu sou uma “maraturista”. Os filhos já estão adultos, criados, agora é passear, aproveitar para correr e trazer mais medalhas para a parede da sala.

Ana Luiza, atleta amadora em prova em Paris — Foto: Reprodução/EPTV

Apesar da experiência fora do país, Ana garante que cada prova é especial e tem um sabor diferente das outras, além de exigir uma rotina disciplinada de treinos no dia a dia.

– Não existe nenhuma parecida com a outra. O preparo é diferente, seu corpo pode estar em um momento diferente. Teve maratona que estava super preparada fisicamente e terminei com muita dor. E teve maratona que eu fui praticamente sem treinar direito e fui super bem. Digo sempre que o preparo principal é a cabeça. Você prepara o físico e sua mente também para percorrer os 42 km. Sua mente manda. Se ela começar a falar que você está cansado, você acaba parando. Tem que aprender a dominar sua mente – explicou.

– As pessoas pensam que a gente tem tempo sobrando, mas sou uma atleta amadora. Tenho que trabalhar, cuidar de casa, tem outras funções com parentes e amigos. A gente tem que equilibrar tudo isso. Normalmente, um ciclo de preparação para uma maratona tem três meses. Venho crescendo de tempo, corrida na rua, exercício físico, alongamento. Isso demanda tempo. Por isso, acordo 4h30. Quando dá 6h, já fiz um monte de coisa, porque não dá para conciliar tudo.

Para ir a Paris, Ana Luiza conseguiu se organizar financeiramente e está finalizando as parcelas no cartão de crédito para pagamento da viagem. Segundo a atleta, todo esforço vale a pena diante da oportunidade de participar dos Jogos.

– Graças a Deus o que a gente tem é o nome limpo. Então, o cartão de crédito funcionou. Parcelei estadia, passagem, porque é uma oportunidade única, uma medalha única. A gente não pode perder uma oportunidade dessa. Então, faz um sacrifício aqui, ali, passeia menos e vamos embora para Paris. Já terminei de pagar a passagem, hospedagem termino de pagar mês que vem. Está tudo certo.

Ana Luiza, atleta amadora que disputará a maratona nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 — Foto: Fábio Júnior/EPTV

Percurso da maratona

O trajeto da maratona terá 42.195 metros e vai homenagear um momento-chave da história da França e da Revolução Francesa: a Marcha das Mulheres em Versalhes, que reuniu milhares de mulheres marchando rumo ao palácio do rei Luís XVI em Versalhes, para forçá-lo a retornar a Paris com sua família, onde franceses passavam fome. A partir daí, Luís XVI nunca mais deixou a capital da França e assinou a Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos, algo recusado anteriormente por ele.

Percurso da Maratona Olímpica de Paris 2024 — Foto: Reprodução

Pela primeira vez desde a inclusão da maratona feminina no programa, em Los Angeles 1984, a prova encerrará as Olimpíadas, no dia 11 de agosto, após a disputa entre os homens, que acontecerá no dia 10.

Será a primeira vez que uma maratona pública será realizada paralelamente ao evento olímpico, na mesma data e no mesmo percurso. Uma corrida separada de 10 km também será realizada no dia.

O atleta queniano Eliud Kipchoge aplaude corredores no pódio da “Maratona para Todos” no Arco do Triunfo, em Paris — Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier

Fonte: GE.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *