Entre as capitais, Goiânia ficou na segunda colocação. Na lista global de municípios, a capital de Goiás conquistou a 4° posição
Goiânia foto aérea verde parque prédios
Goiás está entre os 5 estados com melhor qualidade de vida do Brasil. A informação é do Índice Progresso Brasil, que usa metodologia internacional para calcular o bem-estar da população a partir de dados oficiais disponibilizados por estados e municípios.
A frente de Goiás estão São Paulo (1º), Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Minas Gerais (4º). A nota de Goiás foi de 62,79, a qual constitui resultado médio de todos os municípios do estado. O IPS divide-se em três frentes: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-Estar; e Oportunidades.
Na avaliação, o índice filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisas, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.
Goiânia
Entre as capitais, Goiânia ficou na segunda colocação. Na lista global de municípios, a capital de Goiás conquistou a 4° posição. Goiânia foi classificada pelo IPS como cidade bem organizada e bem planejada, de modo a ficar atrás apenas de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF) e São Carlos (SP).
Coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, afirma que o objeto do estudo não é ranquear estados e municípios pelo Produto Interno Bruto (PIB), mas pela expectativa de vida, menor taxa de homicídio e poluição, acesso à educação, entre outros fatores.
Fonte: Mais Goiás