Foto: Diocese de Anápolis
O bispo auxiliar da diocese de Anápolis, em Goiás, Dom Dilmo Franco de Campos, faleceu na tarde de quinta-feira, 1º de agosto, devido a complicações de um ataque cardíaco. Aos 52 anos, ele estava auxiliando o bispo titular Dom João Wilk desde fevereiro de 2020. A Diocese de Anápolis comunicou oficialmente o falecimento, ocorrido às 16h35 no Ânima Centro Hospitalar, em Anápolis, por dissecção da aorta.
Dom João Wilk, internado na UTI do mesmo hospital desde 29 de julho, foi informado do falecimento de Dom Dilmo e está em recuperação de uma pneumonia. O velório será na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, iniciando na sexta-feira às 1h. Missas serão celebradas às 7h, 9h, 12h, 15h e 18h, esta última presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino. O corpo será então trasladado para a Catedral Imaculada Conceição, em Formosa, com a última missa no sábado, 3 de agosto, às 16h, celebrada por Dom Adair José Guimarães, seguida do sepultamento.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de condolências ao dom João Wilk e aos familiares. “Queremos expressar nossa unidade através da oração, ao caro irmão, aos familiares, amigos e a todo povo de Deus presente nessa Igreja Particular. Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para ele a luz divina. Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Dilmo cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo nos Seminários Propedêutico Santa Cruz e Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia”, disse a CNBB em nota.
Biografia de Dom Dilmo
Nascido em Formosa, GO, em 15 de março de 1972, ele ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia em 1990 e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília até 1997. Ordenado diácono em 30 de novembro de 1996 e sacerdote em 10 de janeiro de 1998, atuou como pároco em várias paróquias de Goiás e fez mestrado em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Em 2005, Dom Dilmo fez uma experiência missionária em Londres e, posteriormente, foi formador e professor no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia. De 2008 a 2015, foi pároco da Catedral Imaculada Conceição, em Formosa. Em 2016, tornou-se reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney. Em 2018, assumiu a presidência da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no regional Centro-Oeste da CNBB.
Nomeado bispo auxiliar de Anápolis em 27 de novembro de 2019 pelo Papa Francisco, Dom Dilmo foi ordenado em 25 de janeiro de 2020 e iniciou suas funções em 1º de fevereiro de 2020, auxiliando Dom João Wilk na diocese. Além de seu papel episcopal, era professor de teologia na PUC/GO e atuou em diversas funções na Diocese de Formosa, incluindo coordenador de curso de teologia para leigos e ecônomo da diocese. Seu falecimento deixa um legado de dedicação e serviço à Igreja e à comunidade.
FONTE: JORNAL OPÇÃO