A ideia é zerar a espera dos candidatos para fazer o exame. Hoje ela dura em média 16 dias após o curso teórico
Em regiões mais populosas, as bancas são realizadas uma vez por mês (Foto: Divulgação)
A aplicação das provas teóricas para os interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai sofrer alterações no estado de Goiás. A partir de agora, as avaliações serão aplicadas de maneira remota. O anúncio foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) nesta quinta-feira (10/10).
Isso já está sendo feito na sede do Detran, no setor Cidade Jardim, em Goiânia. A ideia é ampliar os testes para todo o estado. Com a mudança, os candidatos passam a realizar as provas sem o acompanhamento físico de um examinador.
Os locais onde ficam os computadores serão monitorados por câmeras com sensor de movimento e as avaliações serão acompanhadas por vídeo, que pode detectar caso haja alguma movimentação diferente por parte do candidato. Se isso acontecer, um alerta será emitido e, caso haja alguma irregularidade, a prova pode ser bloqueada.
Segundo o Detran, a ideia é zerar a espera dos candidatos para fazer o exame. Hoje ela dura em média 16 dias após o curso teórico. Em regiões mais populosas, as bancas são realizadas uma vez por mês.
“A intenção é fazer provas todos os dias. Sem burocracia, sem fila de espera”, afirma o presidente do Detran, Delegado Waldir.
Banca itinerante
Nas cidades que não possuem estruturas físicas para a realização das provas, o Detran vai adaptar dois ônibus com 16 baias cada um para a realização das bancas.
A ideia é que, ainda neste ano, o projeto seja ampliado para a Região Metropolitana. No interior, o tempo vai depender de parcerias que devem ser estabelecidas, mas os exames poderão ser aplicados também nas prefeituras e unidades do Vapt Vupt.
FONTE: MAIS GOIÁS