Nascimento de primeiro bebê da cidade foi comemorado pelas equipes. Mãe e filha estão bem e seguem internadas
O Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás Ronaldo Ramos Caiado Filho realizou na manhã dessa quarta-feira, 11, o primeiro nascimento após entrada em funcionamento do Centro Obstétrico. A mãe é moradora da cidade e procurou o hospital após entrar em trabalho de parto.
Yasmin Dyenniffer Siqueira Ribeiro, 20 anos, entrou em trabalho de parto e procurou ajuda na Unidade de Pronto Atendimento da cidade e foi orientada a procurar atendimento no hospital em função do registro de pressão arterial elevada. “Havia risco de eclâmpsia, provocada pela pressão arterial, e que poderia se converter em um parto prematuro”, explicou um dos profissionais que atenderam a mulher.
O tempo de gestação diagnosticado era de 32 semanas e cinco dias e os médicos avaliaram que, mesmo prematuro, era recomendado o parto para garantir a saúde da mãe e do bebê. O parto cesáreo foi providenciado pelas equipes médica e multiprofissional que de imediato foi realizado.
A pequena Yasmin Gabriele, nasceu às 10h02 e recebeu a primeira atenção ainda na sala de parto, sendo colocada em um berço especial para bebês prematuros. O gerente assistencial do Heal, Nilmar Lopes, ressalta que as equipes passaram por rigorosa preparação e capacitação durante a fase de implantação dos novos serviços.
“Nossos profissionais passam por constantes processos de capacitação e reciclagem visando aprimorar os protocolos de assistência e prestar o melhor atendimento à saúde. Além disso temos equipamentos de ponta para entregar uma atenção à saúde de excelência”, explica.
A mãe e a filha seguem internadas no HEAL com acompanhamento médico e multiprofissional. A bebê ficará na UTI Neonatal para ganhar peso e se desenvolver de forma satisfatória até poder receber alta hospitalar com a mãe. “Mantemos nosso propósito de prestar um acolhimento humanizado e com toda atenção para nossos pacientes”, finaliza Nilmar Lopes.
Leitos
O Hospital Estadual de Águas Lindas está em fase de implantação de sua segunda etapa, desde que foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado. Foram investidos R$ 110 milhões nas obras do novo hospital e mais de R$ 47,7 milhões em equipamentos. A unidade tem 164 leitos de internação e entram em funcionamento agora outros 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, sendo 20 adultos, 10 pediátricos e 10 de UTI Neonatal. A unidade atende 31 municípios da Região Norte/Nordeste de Goiás e mais uma ampla fatia do Entorno do Distrito Federal.
FONTE: Hélmiton Prateado – HMTJ (texto e fotos)