Segundo o Corpo de Bombeiros, buraco que engoliu parte de uma rua de Planaltina já tem cerca de 15 metros de profundidade e 500 metros de extensão; cidade é uma das escolhidas pelo governo para ter ajuda – Fotomontagem: Reprodução / Tv Anhanguera
Parte de uma rua em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, foi devorada por uma voçoroca que já atingiu cerca de 15 metros de profundidade com 500 metros de extensão estimulada pelas chuvas intensas dos últimos dias. A cratera avança diariamente e, além da rua, ameaça diversas casas, já mapeadas pelo Corpo de Bombeiros.
A prefeitura decretou estado de emergência. O município está na lista das 71 cidades que terão ações direcionadas pelo governo estadual por causa do período chuvoso. Confira a lista ao final.
Grande volume de chuvas
Conforme o portal G1, a voçoroca já existia, mas avançou rapidamente durante as fortes chuvas no município. Em Planaltina, o volume de chuva atingiu 128,6 milímetros de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Desde terça-feira (14), o Corpo de Bombeiros identificou pontos de alagamento nas regiões baixas da cidade, em especial no Setor Oeste. A equipe destacou que 30 casas foram atingidas diretamente desalojando aproximadamente 120 pessoas.
A major do Corpo de Bombeiros do município Gyovana Martins informou ao G1 que a forte precipitação da chuva e o grande volume de água causaram o rompimento de várias manilhas da rede de águas pluviais, que, “em efeito dominó”, foram cedendo e sendo arrastadas uma a uma, formando uma enorme cratera ameaçando várias moradias próximas. Ela explica que as galerias de captação de águas pluviais da região não suportaram a vazão das enxurradas.
A Prefeitura informou ao portal que monitora os estragos da chuva e citou o decreto de situação de emergência. A medida ajuda a apressar a resposta e a assistência à população. “Seguiremos monitorando o cenário e mantendo a comunidade informada sobre as medidas tomadas”, comunicaram.
Famílias de Planaltina foram cadastradas
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil socorreram as pessoas alagadas em Planaltina utilizando embarcações. Eles também cadastraram as famílias afetadas, identificando quem necessitava de abrigo e quais as casas que deveriam ser interditadas para evitar riscos.
As equipes disponibilizaram cestas básicas, cobertores, filtros de água, além de vários mix do bem da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – compostos de arroz, proteína de soja, vegetais desidratados, como tomate, cenoura, alho e cebola, além de frutas desidratadas embaladas à vácuo. Esses mix estão sendo preparados e entregues pelo governo estadual a moradores afetados pelas enchentes em outras cidades atingidas.
Confira a lista desses municípios:
- Adelândia
- Abadia de Goiás
- Alto Paraíso
- Aparecida de Goiânia
- Barro Alto
- Campinaçu
- Cachoeira Dourada
- Caiapônia
- Campos Belos
- Cezarina
- Carmo do Rio Verde
- Cavalcante
- Cidade Ocidental
- Colinas do Sul
- Corumbá de Goiás
- Crixás
- Cristalina
- Cromínia
- Divinópolis
- Faina
- Flores de Goiás
- Formosa
- Goiás
- Guaraíta
- Guarinos
- Goiânia
- Goianésia
- Heitoraí
- Hidrolina
- Iaciara
- Iporá
- Itumbiara
- Ipiranga de Goiás
- Itaguari
- Itapaci
- Itapuranga
- Matrinchã
- Mimoso de Goiás
- Minaçu
- Mineiros
- Mossâmedes
- Monte Alegre
- Morrinhos
- Mutunópolis
- Niquelândia
- Nova Glória
- Nova Roma
- Novo Brasil
- Padre Bernardo
- Palmeiras de Goiás
- Planaltina
- Pilar de Goiás
- Piracanjuba
- Pirenópolis
- Porangatu
- Posse
- Professor Jamil
- Rianápolis
- Rubiataba
- Santa Cruz de Goiás
- Santa Rita do Novo Destino
- São João D’Aliança
- São Luiz do Norte
- São Miguel do Araguaia
- Silvânia
- Simolândia
- Teresina de Goiás
- Trindade
- Uruaçu
- Vila Boa
- Vila Propício