Brasileira cria chip que detecta 18 tipos de câncer em estágio inicial em apenas 15 minutos, aumentando em 70% a chance dos pacientes sobreviverem

Transformar a forma como o câncer é encarado — deixando de ser visto como uma sentença de morte — é a missão da biomédica pernambucana Deborah Zanforlin. Ela desenvolveu o ConquerX, um chip portátil capaz de detectar, em apenas 15 minutos, sinais de câncer ainda em estágio inicial. O dispositivo usa um biossensor para identificar marcadores sanguíneos associados a até 18 tipos da doença e tem como diferencial a possibilidade de uso em regiões com acesso limitado a exames como mamografia ou tomografia.
Reconhecida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Deborah internacionalizou seu projeto e reuniu uma equipe com especialistas da Eslováquia, Vietnã, Espanha e Argentina para os testes finais. O grupo aguarda a aprovação da Anvisa e do FDA, além da finalização do processo de patente, para dar início à produção. Segundo a cientista, detectar o câncer precocemente pode aumentar em até 70% as chances de sobrevivência.

Fonte: @_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *