Segundo Seyed Abbas Araghchi, contudo, Netanyahu é um criminoso de guerra e os atos de seu governo não podem ficar sem resposta

Ministro do Irã diz que basta telefonema de Trump para cessar-fogo com Israel (Foto: Reprodução)
O ministro de relações exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, disse nessa segunda-feira (16), que basta uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para um cessar-fogo com Israel. “Se o presidente Trump for genuíno em relação à diplomacia e estiver interessado em acabar com essa guerra, os próximos passos são importantes”, escreveu no X.
Para ele, uma ligação de Trump ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, poderia interromper as ações das forças israelenses e abrir espaço para um retorno à diplomacia. Segundo Araghchi, contudo, Netanyahu é um criminoso de guerra e os atos de seu governo não podem ficar sem resposta. Inclusive, afirmou que essas ações visam atrapalhar acordos entre Estados Unidos e Irã.
Informações da agência Reuters são de que o Irã negocia com Catar, Arábia Saudita e Omã para pressionar Trump para que os EUA influenciem Israel a realizar um cessar-fogo imediato. Caso isso ocorra, o governo iraniano seria flexível sobre um acordo acerca de temas nucleares.
O conflito entre os países – inimigos históricos – escalou quando Forças de Defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã, na última quinta-feira (12). Em seguida, o governo iraniano iniciou uma ofensiva com drones e mísseis ao território israelense.
Publicação no X:
“Benjamin Netanyahu é um criminoso de guerra procurado. Ele também é um vigarista que enganou sucessivos presidentes dos EUA para que lutassem em suas próprias guerras por quase três décadas.
Ao que tudo indica, o objetivo do ataque criminoso de Netanyahu ao Irã — matando centenas de civis inocentes, incluindo mulheres e crianças — é sabotar um ACORDO entre o Irã e os EUA, que estávamos no caminho certo para alcançar. Ele está fazendo de mais um presidente americano, e de cada vez mais contribuintes americanos, uns completos idiotas.
Nossas poderosas Forças Armadas estão deixando claro ao mundo que os criminosos de guerra escondidos em abrigos em Tel Aviv não ficarão impunes por seus crimes. Continuaremos a castigar os covardes pelo tempo que for necessário para garantir que não atirem mais contra nosso povo.
Se o presidente Trump for sincero em sua diplomacia e estiver interessado em interromper esta guerra, os próximos passos serão importantes. Israel precisa cessar sua agressão e, na ausência de uma cessação total da agressão militar contra nós, nossas respostas continuarão. Basta um telefonema de Washington para amordaçar alguém como Netanyahu. Isso pode abrir caminho para o retorno da diplomacia.
Por outro lado, atolar os EUA na Mãe das Guerras Eternas destruirá qualquer perspectiva de uma solução negociada, com consequências perigosas, imprevisíveis e provavelmente INSONDAVELMENTE profundas para a segurança regional e a economia global.
Não nos esqueçamos: o Irã NÃO iniciou esta guerra e não tem interesse em perpetuar o derramamento de sangue. Mas lutaremos com orgulho até a última gota de sangue para proteger nossa terra, nosso povo, nossa dignidade e nossas conquistas.”
FONTE: MAIS GOIÁS