Número de estelionatos eletrônicos tem aumento de 107,1% em Goiás

O estado de Goiás contabilizou 4.668 casos desse tipo de crime em 2024

Redação

O número de estelionatos digitais registrados em Goiás mais que dobrou em um ano. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado contabilizou 4.668 casos desse tipo de crime em 2024, contra 2.231 em 2023 — um aumento de 107,1%. Com isso, a taxa média do delito passou de 30,7% para 63,5%, ultrapassando com folga a média nacional, que ficou em 17%.

Os estelionatos digitais — como golpes por aplicativos de mensagens, redes sociais, e-mails e links falsos — foram incluídos como tipo penal na legislação brasileira apenas em 2021. O crime está previsto no artigo 171 do Código Penal, e tem pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

Apesar do salto nos crimes praticados por meios eletrônicos, o total de estelionatos (incluindo os tradicionais) se manteve praticamente estável no estado. Foram 77.408 registros em 2023 e 77.489 em 2024, uma variação negativa de -0,9%.

O Fórum destaca que o anuário é elaborado com base em dados oficiais fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança pública, polícias civis, militares e federal. “A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados”, afirma o documento.

Ainda segundo o órgão, o levantamento “produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor”, sendo considerado o mais completo retrato da segurança pública no Brasil.

FONTE : MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *