Eliza e Yasmin nasceram em 9 de abril, em Manaus (AM), e foram diagnosticadas como toracoonfalópagas, compartilhando o mesmo fígado

Siamesas de Manaus: gêmeas separadas em Goiânia recebem alta após 107 dias de internação (Foto: Hecad)
As gêmeas siamesas de Manaus separadas em Goiânia receberam alta médica após 107 dias de internação, no sábado (9). Eliza Vitória e Yasmin Vitória, nascidas unidas pelo tórax e abdômen, ficaram mais de três meses no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), que confirmou e celebrou a notícia.
Eliza e Yasmin nasceram em 9 de abril, em Manaus (AM), e foram diagnosticadas como toracoonfalópagas, compartilhando o mesmo fígado. Elas vieram para Goiânia, onde foram internadas na UTI, com 15 dias de vida. Sobre a cirurgia, o procedimento ocorreu em 13 de maio e durou cerca de cinco horas. O processo foi liderado pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil.
As meninas permaneceram internadas na UTI pediátrica até o fim de junho. No período, elas foram acompanhadas pela mãe, Elizandra Henrique, e pela avó materna, Eliana Henrique. Durante a alta, os profissionais do Hecad se reuniram para cantar parabéns pelo quarto mês de vida das bebês e formaram um corredor de aplausos para celebrar a recuperação. A alta hospitalar aconteceu no domingo (10) e eles partiram para seu estado natal.
“As meninas venceram a batalha e, depois de ver que estavam totalmente preparadas para casa, liberei a alta para que pudessem, junto de sua mãe e avó, celebrar o Dia dos Pais com a família. Agora elas poderão seguir com a vida normal de uma criança, claro, com alguns cuidados especiais, mas fora de perigo, saudáveis e independentes uma da outra”, disse o médico Zacharias Calil.
FONTE : MAIS GOIAS