Polícia apreendeu diversos cartões usados para aplicar o golpe da falsa central. Mãe e filha já cometeram o mesmo crime em outros Estados

Mãe e filha são presas por aplicar golpe da falsa central de atendimento em clientes da Caixa (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Uma mulher de 44 anos e a filha dela, de 17 anos, foram detidas pela Polícia Militar suspeitas de aplicar o golpe da falsa central de atendimento em clientes da Caixa Econômica Federal, em Goiânia. As duas, detidas na tarde de sábado (16), são oriundas do Estado de São Paulo e se passavam por atendentes da central de autoatendimento da agência para enganar os clientes e conseguir dados pessoais e financeiros.
Com as suspeitas, os militares apreenderam diversos cartões magnéticos, máquinas e ferramentas utilizadas para aplicar os golpes. Segundo a apuração da polícia, elas já haviam cometido o mesmo crime em outros Estados e feito, ao menos, 10 vítimas espalhadas pelo Brasil.
A mãe, além dos crimes de estelionato e associação criminosa, também vai responder por corrupção de menores, já que a filha adolescente era envolvida diretamente nas ações. A menor foi autuada pelo ato infracional análogo ao crime de estelionato. As duas foram levadas para Central de Flagrantes, onde permanecem à disposição da Justiça.
Golpe da falsa central de atendimento
Desde de 2024, a Polícia Civil realiza uma operação para desarticular uma organização criminosa que aplicou um golpe em 27 goianos, utilizando uma falsa central de atendimento bancário. Os criminosos se passavam por atendentes de um banco digital para obter informações pessoais e financeiras das vítimas e realizar transferências fraudulentas. Foram cumpridos 37 mandados de prisão e 38 mandados de busca e apreensão em quatro estados. Os envolvidos responderão por estelionato e associação criminosa.
Como reaver o dinheiro?
Nos últimos 12 meses, quase 24 milhões de brasileiros já foram vítimas de golpes com Pix e boletos falsos, segundo pesquisa Datafolha. A coluna Descomplicando, da jornalista Letícia Nobre, explica em quais casos é possível recuperar o dinheiro.
FONTE : MAIS GOIAS