Homem de 38 anos confessou ter iniciado as chamas e foi detido após incêndio atingir mata ciliar em Jataí

O suspeito foi visto usando um isqueiro para iniciar as chamas numa área de preservação ambiental em Jataí (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Um homem de 38 anos foi preso neste sábado (23) em Jataí, no sudoeste goiano, após provocar um incêndio em área de vegetação. De acordo com a Polícia Militar, ele foi identificado por testemunhas, confessou o crime e justificou a ação afirmando que “todo ano nessa época tem queimada, então é época de queimada”.
De acordo com o relato do denunciante, o suspeito foi visto usando um isqueiro para iniciar as chamas. O comunicante chegou a tomar o objeto e jogá-lo fora, mas o homem teria insistido que buscaria fósforos em casa para continuar o fogo.
Minutos depois, as chamas se espalharam e atingiram a mata ciliar de um córrego que passa pela propriedade da testemunha.
Equipes da PM foram acionadas e, com apoio do Comando de Policiamento Urbano (CPU) e de outras guarnições, conseguiram localizar o autor.
O Corpo de Bombeiros também atuou na ocorrência e controlou o incêndio, evitando maiores danos ambientais e estruturais.
O suspeito foi conduzido à delegacia de polícia para responder pelo crime ambiental. A ação destacou a rápida integração entre forças de segurança e equipes de emergência no combate ao fogo.
Incêndio no Nordeste de Goiás
Brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros atuam no combate a um incêndio florestal, potencialmente criminoso, que já consumiu mais de 25 mil hectares de vegetação nativa no município de São Domingos de Goiás, nas proximidades do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter). De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o fogo começou por volta do dia 20 de agosto.
No último sábado, a Semad informou ter destacado, para o combate às chamas, todos os especialistas em incêndios florestais que estão a serviço da pasta na região Nordeste de Goiás. São três brigadistas contratados junto à Aliança da Terra e 12 bombeiros cedidos por convênio para operar da Estação Ecológica de Nova Roma, no Parque Estadual Águas do Paraíso (Peap) e no próprio Peter, além dos servidores da Semad que são coordenadores dessas unidades.
Somado a esse efetivo, a secretaria disponibilizou quatro viaturas, kits picapes, mochilas costais, sopradores e outros equipamentos. A área consumida até o momento equivale a aproximadamente 25 mil campos de futebol.
FONTE : MAIS GOIAS