Jornais de 28 de agosto de 1921, a ata de lançamento da Pedra Fundamental e 11 moedas de réis estavam na cápsula do tempo do 4° Bimec

Reprodução/ Instagram
Exatamente 104 anos depois, uma cápsula do tempo foi localizada no quartel do 4° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Bimec) de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. A cerimônia de abertura da caixa aconteceu no dia 28 de agosto, dia do início da construção do local.
O Major Faulstich, que atua na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), começou a suspeitar da existência da cápsula quando outra caixa foi encontrada acidentalmente no quartel de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Faulstich começou a pesquisar o tema e encontrou um jornal de 30 de agosto de 1921, que confirmou a suspeita. Após muita procura, foi possível localizar a cápsula de Osasco.
Todo o conteúdo da caixa, que foi enterrada em 28 de agosto de 1921, estava em excelente estado de conservação.
O que havia na cápsula do tempo:
- Uma edição do jornal A Tribuna, de Santos – no litoral paulista;
- Uma edição do jornal Correio Paulistano;
- Uma edição do jornal O Estado de São Paulo;
- A ata de lançamento da Pedra Fundamental (entenda abaixo);
- 11 moedas de réis.
A pedra fundamental, ou seja, a primeira pedra de uma construção, foi lançada no dia de início da construção no bosque do batalhão. A ata que estava localizada na cápsula do tempo consta a presença e assinatura de Epitácio Pessoa, Presidente da República; Pandiá Calógeras, Ministro da Guerra; Washington Luiz, “Presidente” do Estado de São Paulo; General Rondon, Diretor de Engenharia; e outras autoridades
O material que estava guardado na caixa será tratado e, em seguida, exposto no Museu do Regimento Raposo Tavares.
FONTE : METROPOLES