Flávia Pereira Carneiro, ex-superintendente de Controladoria da companhia, também foi convocada ao colegiado
15/08/2023
Ex-diretor da Americanas S.A., Márcio Cruz Meirelles é esperado para prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a empresa nesta terça-feira (15), a partir das 15h, na condição de testemunha.
O executivo era aguardado no colegiado na última reunião, que aconteceu em 8 de agosto, mas não compareceu.
Ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Meirelles argumentou, na quarta-feira (9), que a ida à CPI “representaria apenas constrangimento público, considerando que a sessão (possivelmente) consistirá em um emaranhado de perguntas sem respostas”.
O ministro do STF Alexandre de Moraes, porém, decidiu, na segunda-feira (14), que Meirelles deve comparecer, mas com o direito de o ex-diretor ficar em silêncio e de não se autoincriminar caso seja provocado a responder perguntas cujas respostas “possam resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação”.
Outros depoimentos
Flávia Pereira Carneiro, ex-superintendente de Controladoria da Americanas S.A também foi convocada a comparecer à comissão a partir do requerimento do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC)
Foram convidados para a comissão José Maria Castro Panoeiro, procurador da República no Rio de Janeiro, e Acen Amaral Vatef, delegado de Polícia Federal da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros.
A CPI
A CPI da Americanas foi instalada em maio deste ano. O colegiado tem o objetivo de apurar fraude contábil na empresa, que pediu recuperação no dia 19 de janeiro após anunciar rombo e dívidas, que chegam a R$ 42,5 bilhões.
A comissão é presidida pelo deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e tem como relator o deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). Os trabalhos devem ser concluídos em até 120 dias, mas é possível prorrogar a continuação por outros 60.
Fonte: CNN