Goiás recebe primeiro Encontro de Jurema em Aparecida de Goiânia no próximo mês

Organizadores afirmam se tratar de mais do que um rito religioso, mas a busca por reforçar laços comunitários e promover o diálogo respeitoso entre diferentes tradições

Goiás terá primeiro Encontro de Jurema Sagrada em Aparecida de Goiânia no próximo mês (Foto: ClicksdeTerreiro)

Aparecida de Goiânia sedia o I Encontro de Jurema em Goiás em 5 de outubro. O evento inédito em terras goianas, que ressalta a força e a capacidade de organização dos povos de terreiro, acontece no Centro de Cultura e Lazer José Barroso por iniciativa da Cabana Alto da Serra Negra, casa pioneira no Estado, a partir das 14h30.

Vale destacar que a Jurema Sagrada, como é conhecida, é uma religião afro-indígena, de origem nordestina, baseada na veneração de entidades espirituais e no uso da planta jurema, que contém propriedades psicoativas, em rituais de cura e fortalecimento. Durante o evento, haverá programação com uma mesa com autoridades públicas e representantes religiosos, debates sobre temas de interesse das comunidades de matriz afro-ameríndia e homenagens a lideranças tradicionais.

Os organizadores afirmam se tratar de mais do que um rito religioso, mas a busca por reforçar laços comunitários e promover o diálogo respeitoso entre diferentes tradições, fortalecendo a união entre casas e adeptos. Também ocorrerá uma roda em homenagem aos reis Malunguinho, Canindé e aos senhores mestres e senhoras mestras.

Ao fim do evento, uma grande roda em louvor à Jurema Sagrada, com a participação de adeptos e simpatizantes. “A expectativa é que a celebração se torne um espaço de visibilidade para as religiões de matriz afro-ameríndia e para a preservação de seus rituais e símbolos”, diz a organização.

Juremeiro, o professor de jiu-jitsu Kléber da Silva Damasceno é um dos organizadores. Segundo ele, a escolha de Aparecida ocorre, pois a Casa Alto da Serra Negra é pioneira no Estado nas tradições juremeiras. “Entretanto, escolhemos por ser uma cidade que acolhe diversas expressões religiosas e culturais. Aqui existe uma comunidade forte, plural e aberta ao diálogo, o que torna o município um espaço ideal para sediar esse encontro. Além disso, é uma forma de fortalecer a representatividade da região no cenário religioso e cultural do Estado”.

Segundo ele, a expectativa é reunir sacerdotes, mães e pais de santo, lideranças espirituais e praticantes, criando um momento de aprendizado coletivo e fortalecimento dos laços entre nossas casas e tradições. “Esperamos que esse encontro gere frutos para o futuro, promovendo mais respeito, união e visibilidade para as religiões de Matriz Afro-Ameríndias em Goiás.”

Por fim, ele reforça que “esse encontro representa a valorização e o fortalecimento da tradição da Jurema no Estado de Goiás, e das religiões afro-ameríndias. É um momento de união, de troca de saberes e de reafirmação da nossa ancestralidade. Além disso, é um espaço de diálogo, respeito e visibilidade para a nossa comunidade religiosa, que tem um papel fundamental na preservação da cultura e da espiritualidade afro-indígena no Brasil”.

FONTE : MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *