Câmara aprova suspensão de ação penal contra Gustavo Gayer; veja como cada deputado goiano votou

A proposta recebeu 268 votos favoráveis, 167 contrários e 4 abstenções

Gustavo Gayer: deputado federal pelo PL | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 15, a suspensão da ação penal movida contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), investigado pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. A proposta recebeu 268 votos favoráveis, 167 contrários e 4 abstenções.

O pedido de sustação partiu do Partido Liberal (PL) e trata de uma queixa-crime apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). No processo, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador acusa Gayer de ter o ofendido em vídeo publicado nas redes sociais em fevereiro de 2023, no qual o deputado teria chamado Vanderlan e o também senador Jorge Kajuru (PSB-GO) de “dois vagabundos” que “viraram as costas para o povo em troca de comissão”.

A representação também menciona, também. suposta ofensa aos senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Davi Alcolumbre (União-AP).

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) já havia aprovado o parecer que recomendava a suspensão da ação penal. O pedido foi fundamentado no artigo 53 da Constituição Federal, que garante inviolabilidade civil e penal a deputados e senadores “por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

Em maio deste ano, a Câmara já havia adotado posição semelhante ao aprovar, por 315 votos a 143, a suspensão de uma ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado no STF por suposta participação em trama golpista.

Veja como cada deputado votou:

Célio SilveiraMDBGONão
Marussa BoldrinMDBGOSim
Daniel AgrobomPLGOSim
Gustavo GayerPLGOSim
Professor AlcidesPLGOSim
Samuel SantosPodemosGONão
Magda MofattoPRDGOSim
Dr. Ismael AlexandrinoPSDGOSim
Delegada Adriana AccorsiPTGONão
Rubens OtoniPTGONão
Jeferson RodriguesRepublicanosGOSim
Dr. Zacharias CalilUniãoGOSim
Silvye AlvesUniãoGOSim

FONTE : JORNAL OPÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *