Empresário Olívio Martins lança, anualmente, modelos exclusivos para o maior rodeio da América Latina e desta vez mergulhou de cabeça na onda cor-de-rosa.
25/08/2023
A tendência do “barbiecore”, modo de se vestir com roupas e assessórios cor-de-rosa, inspirado no filme da boneca mais famosa do mundo que estreou no mês passado e virou fenômeno, chegou a Barretos (SP) com direito a semijoias e couro de cobra python certificado pelo Ibama.
Olívio Martins, empresário que confecciona botas de luxo com couro exótico, lançou na Festa do Peão o conjunto da boneca. O kit que inclui jaqueta, shorts e bota sai por R$ 68 mil. Os itens não são vendidos separadamente, mas Martins, sapateiro artesão especializado em criar botas exclusivas, diz que um modelo similar, do mesmo material e com o salto de 7 centímetros, sairia R$ 28 mil.
Apesar da inspiração, o empresário revelou ao g1 que ainda não conseguiu assistir ao filme Barbie. O tema foi escolhido por conta da demanda das clientes, em especial, uma senhora de 82 anos que fez uma encomenda de um calçado que, no fim, custou R$ 7,8 mil.
“[Ela disse] ’Eu quero me sentir a Barbie assistindo ao filme da Barbie’”, lembra.
A cliente que, no fim, acabou inspirando o look completo em Barretos (SP), ficou muito satisfeita. “Ela foi assistir ao filme e se realizou, disse que todo mundo olhava para ela. Você vê que faz parte de sonhos, e a gente tem que deixar as pessoas aflorarem os seus sonhos”, afirma.
Mas essa cliente passou longe de ser a única que entrou na onda da Barbie. Martins, que trabalha com pequenas coleções artesanais, foi atingido por uma avalanche rosa de encomendas. “Eu fiquei praticamente dois meses vendendo bota rosa. Eu tenho as cores, mas estou mais acostumado com as cores padrão e de repente foi um pico de rosa”, revela.
‘Bem menininha’
Especificamente em relação ao calçado, o resultado foi uma bota de cano alto feita inteiramente de couro de python na cor rosa-choque, com um zíper pequeno, feito com semijoias, na lateral traseira. Para lançamentos deste tipo, Martins afirma que o investimento gira em torno de R$ 35 mil a R$ 40 mil.
Comerciante da Festa do Peão de Barretos desde 2003, Martins é conhecido no meio sertanejo por confeccionar artesanalmente peças calçadas por celebridades. Desta vez, ele decidiu produzir o figurino completo da boneca 20 dias antes do evento. O objetivo era desenvolver um item “bem menininha”.
Para cumprir a missão autoimposta, o empresário começou pelo indispensável. “Eu fui na importadora pessoalmente para desenvolver primeiro a cor que eu queria, o tom de rosa mesmo, o tom da Barbie”, diz.
Em menos de um mês, ele foi de rascunho foi à obra prima. “Eu fiz uma réplica do que eu queria, mais ou menos, não gostei e remodelei tudo novamente”, revela o empresário. As réplicas são importantíssimas para que o resultado seja bom.
“Tem que dar certo. Eu não aceito desmanchar a original. Ficou perfeito, do jeito que eu queria”, afirma.
“Pra mim, não chega a ser um desafio. Eu acabo brincando de elaborar as botas de lançamento, não é uma coisa que eu preciso fazer. É tudo uma brincadeira bem leve, é isso que eu quero passar”, diz.
Martins garante que cada modelo produzido por ele é único — afinal, assim como no filme, cada Barbie tem suas características. Justamente por isso, as coleções são pequenas. Segundo o empresário, produções em escala industrial costumam confeccionar centenas de pares por dia.
Em sua loja, os sapateiros fazem até três botas por dia, dependendo do modelo. “Aqui, não tem aquela produção astronômica de couro, porque o couro exótico tem que ser bem elaborado”, explica.
Fonte: G1