Goiânia – Goiás é o Estado brasileiro que teve o maior salto de novos casos de covid-19 em agosto, segundo levantamento feito pelo Instituto Todos Pela Saúde. De 8% de taxa de positividade nos testes feitos em julho, o Estado subiu para 20,4%. Apesar de ter tido salto menor que Goiás entre julho e agosto, Minas Gerais também figura com cenário preocupante, somando 21,4% de positividade.
No cenário nacional, a taxa de positividade dos testes passou de 7% em julho para 15,3% em agosto, aponta o estudo. A pesquisa foi feita com base em 1.196.275 diagnósticos moleculares feitos entre os dias 14 e 19 de agosto. Os dados também apontaram uma maior positividade no País entre pessoas de 49 a 59 anos (21,4%) e acima de 80 anos (20,9%).
Informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apontam oito cidades goianas em estado de alerta pelo aumento brusco de casos da covid-19: cidade de Goiás, São João da Paraúna, Santa Rosa, Araçu, Campo Limpo de Goiás, Barro Alto, Heitoraí e Anicuns.
Segundo orientação do Ministério da Saúde, a melhor forma de se proteger da covid-19, inclusive da subvariante Éris, ainda é a vacina bivalente.
Fonte: A Redação