Jose Ricardo Barquinha, de 55 anos, estava praticando canionismo – esporte de aventura que consiste em percorrer cursos d’água- quando caiu na altura da Cachoeira Barroco, em Cavalcante, no norte da Chapada nos Veadeiros. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou o resgate, neste sábado, 2, e informou que a vítima sofreu ferimentos graves, apresentando aparentes lesões na coluna e costelas quebradas.
Segundo a corporação, foi necessário usar técnicas de rapel para retirar a vítima do local de difícil acesso. Após o resgate, a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Campos Belos, a cerca de 140 km de Cavalcante. A reportagem entrou em contato com o hospital, mas não conseguiu saber seu estado de saúde atualizado.
O homem caiu ao pisar em uma pedra solta durante a subida a cachoeira, despencando de uma altura de aproximadamente 15 metros. De acordo com a equipe do CBMGO, a trilha era remota e pouco conhecida, o que dificultou o resgate da vítima e o transporte dela até a unidade móvel. Nas imagens abaixo, podemos perceber os bombeiros com dificuldades no deslocamento da maca.
Ao localizarem Jose Ricardo, ele foi imobilizado e encaminhado consciente para tratamento médico. Foi necessário o uso de técnicas de rapel para conseguir chegar até a vítima. O resgate foi realizado durante a Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros Militar.
Fonte: Jornal Opção