O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira da celebração de Sete de Setembro, o primeiro de seu novo mandato, ao lado de autoridades dos Três Poderes e a cúpula das Forças Armadas. O desfile cívico-militar que acontece na Esplanada dos Militares tem o tema “democracia, soberania e união”, numa tentativa de desvincular a comemoração da independência do país das ameaças golpistas que marcaram a data ao longo do governo de Jair Bolsonaro. No início da cerimônia, parte do público entoou gritos de “democracia” um pouco antes da execução do Hino Nacional.
Lula acompanha o desfile ao lado dos presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. A cerimônia teve início com a chegada do presidente no Rolls Royce presidencial, acompanhado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, que vestiu vermelho — cor do PT — e fez o sinal do “L” com os dedos a apoiadores, numa alusão ao símbolo usado para identificar o voto em Lula na campanha eleitoral.
O evento também reúne a maioria dos ministros do governo, como Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), José Múcio Monteiro (Defesa), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Marina Silva (Meio Ambiente), Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes) e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Um dia após perder o comando do Ministério do Esporte, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser não compareceu à cerimônia.
A segurança na Esplanada dos Ministérios foi reforçada para receber as autoridades. Em alguns prédios que abrigam ministérios, há homens fazendo a vigilância com binóculos. Além disso, pelo menos 30 seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) fazem a segurança no palco principal do evento.
Fonte: Mais Goiás