Home / All / “Teremos o melhor hospital público do Brasil”, afirma Daniel Vilela ao anunciar novo Hugo

“Teremos o melhor hospital público do Brasil”, afirma Daniel Vilela ao anunciar novo Hugo

Governador assina protocolo de intenções para aquisição de nova estrutura. Com mudança de endereço, Governo de Goiás espera ampliar dos atuais 342 leitos para mais de 500; UTIs passam de 52 para 90

Fotos: Divulgação

O governador Daniel Vilela (MDB) assinou, nesta quarta-feira (8/7), o protocolo de intenções para aquisição de uma estrutura onde será implantado o novo Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). O ato representa uma expansão histórica na urgência, emergência e atendimentos de alta complexidade via Sistema Único de Saúde (SUS). Com a mudança de endereço, o Governo de Goiás espera ampliar o atendimento à população, saindo dos atuais 342 leitos para mais de 500. Além disso, o centro cirúrgico vai dobrar de tamanho, saindo de 10 para 20 salas. Haverá ainda um salto no número de UTIs, de 52 para 90. “Teremos o melhor hospital público do Brasil”, afirmou Daniel.

Orçado em R$ 500 milhões, o empreendimento pertence à Goiânia Medical Center. A aquisição pelo Governo de Goiás será realizada via contratação direta, por meio de inexigibilidade de licitação, com base no artigo 74 da Lei Federal nº 14.133/2021. Segundo o Estado, a modalidade foi adotada porque o imóvel possui perfil singular: foi projetado especificamente para funcionar como hospital, e não há disponível outro empreendimento com as mesmas características para atender ao interesse público.

“O orçamento da Saúde é sempre desafiante, mas a gente acredita que podemos otimizá-lo, reduzir despesas e viabilizar a aquisição”, observou Daniel Vilela. Outro desafio importante era a necessidade de manter o atendimento à população. “Nós estávamos diante de um desafio muito grande, ao longo desses últimos anos, de tentar reformar o Hugo, mas, ao mesmo tempo, manter o atendimento. As condições estruturais nos impedem de ter um avanço mais significativo nesse aspecto no prédio atual. Surgiu essa oportunidade, que vislumbrei como uma oportunidade muito interessante para o Estado e para a saúde pública do Governo de Goiás”, pontuou o governador. “Os goianos merecem”, acrescentou.

Fundado em 1991, o Hugo é referência em urgência, emergência, trauma, neurologia, neurocirurgia e cirurgias de alta complexidade. A meta com a mudança de endereço é reduzir gargalos assistenciais e preparar o SUS para as próximas décadas, consolidando um dos maiores complexos hospitalares públicos de alta complexidade da região Centro-Oeste do país. “Realmente, é um anúncio histórico para o Estado. O governador é sensível à questão da Saúde e, como apareceu essa oportunidade de aquisição desta edificação, tomou-se essa decisão. Assim, o Hugo poderá continuar fazendo, com louvor, o que ele já faz”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos.

Localização estratégica
A nova estrutura fica no Conjunto Fabiana, a cerca de seis quilômetros de distância do atual. Possui 53.147 m² de área construída, em um terreno de 37.813 m², e traz infraestrutura de alta complexidade. Também possui 14 mil m² de estacionamento coberto, com 607 vagas. A incorporação do local pelo Estado permitirá ampliar leitos críticos, reduzir filas de cirurgias e fortalecer a Rede Estadual de Urgência e Emergência. “No que depender do município, vai ser tudo rápido, licenciamento. Tudo que tiver para acelerar, nós vamos acelerar. Isso é prioridade para o governador e para nós também”, assegurou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil).

A estrutura está em fase final de construção pela iniciativa privada e foi projetada para receber um hospital oncológico. No entanto, o grupo responsável pelo empreendimento desistiu da implantação da unidade. Diante desse cenário, o Governo de Goiás passou a avaliar a aquisição do imóvel por entender que ele reúne as características necessárias para abrigar um hospital de média e alta complexidade.

Gestão
A compra será feita com recursos do Tesouro Estadual. A gestão do novo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) permanecerá sob responsabilidade da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que já administra a unidade de saúde. A transferência das atividades para o novo prédio, entretanto, só ocorrerá após a conclusão integral da obra pelo proprietário, incluindo algumas adaptações exigidas pela Secretaria de Estado da Saúde e a obtenção de todas as licenças, alvarás e demais autorizações.

Só em 2025, o Hugo registrou mais de 118 mil atendimentos e 11.374 cirurgias, operando atualmente com 342 leitos ativos (incluindo 52 leitos de UTI adulto), centro cirúrgico com 10 salas e um quadro de 1.724 colaboradores. A mudança para a nova estrutura traz previsão de números ainda mais robustos.

Legenda: Governador Daniel Vilela assina protocolo de intenções para aquisição de prédio que abrigará o novo Hospital de Urgências de Goiânia

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]