O número expressivo mostra o papel da Câmara como trampolim político para projetos maiores e antecipa um cenário que pode abrir caminho para uma grande renovação na Casa

Lucas Vergílio (MDB), Kitão (UB) e Igor Franco (MDB) são 3 dos 25 vereadores que miram 2026: os emedebistas querem a Câmara dos Deputados, enquanto o do meio quer a Alego (Foto: Divulgação – Câmara dos Vereadores)
Com pouco mais de um ano para as eleições de 2026, dois terços da Câmara Municipal de Goiânia já se movimentam para disputar cargos estaduais ou federais, como mostrou esta coluna. Ao todo, 25 dos 37 vereadores da atual legislatura confirmaram ou sinalizaram à coluna a intenção de entrar na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na Câmara dos Deputados ou até em composições majoritárias.
O número expressivo mostra o papel da Câmara como trampolim político para projetos maiores e antecipa um cenário que pode abrir caminho para uma grande renovação na Casa. Entre os nomes estão parlamentares veteranos e também alguns de primeiro mandato que já articulam com suas bases e partidos o próximo passo na carreira política.
A maioria dos nomes mira a Assembleia Legislativa: 64% dos vereadores que consideram disputar as eleições de 2026 têm como foco a Alego. Outros 32% pretendem buscar vaga na Câmara dos Deputados. Um nome, o de Oséias Varão, é cotado para composições majoritárias e ainda não definiu se irá disputar cargo estadual ou federal.
Vereadores como Aava Santiago (PSDB), Igor Franco e Lucas Vergílio, ambos do MDB e Major Vitor Hugo, do PL, garantem ter condições e estrutura para disputar uma cadeira em Brasília. “Nosso grupo tem pesquisas qualitativas que mostram que nosso nome é competitivo para a disputa à Câmara dos Deputados”, avalia a tucana à coluna.
O professor e especialista em marketing político Marcos Marinho afirma que o movimento é esperado especialmente em grandes cidades como Goiânia. “É natural. Os vereadores da capital têm mais projeção do que os de municípios menores.
Além disso, muitos dos atuais nomes da Câmara já foram deputados ou vêm de grupos políticos estruturados. Estão ali para manter visibilidade, grupo e protagonismo. Disputar a eleição de 2026 é parte desse ciclo”, afirma. Segundo ele, além da projeção individual, há também uma estratégia de grupo: “Alguns vão para compor chapas, puxar votos e reforçar o recall para 2028”.
Por outro lado, o especialista alerta para os efeitos colaterais do movimento. “O impacto disso no Legislativo municipal é negativo. As pautas locais perdem protagonismo e o trabalho parlamentar entra em ritmo lento. Não existe casa legislativa que mantenha produtividade durante o processo eleitoral, seja os vereadores sendo candidatos ou apenas apoiando aliados”, conclui Marinho.
Vereadores que pretendem ou consideram disputar as eleições de 2026
- Major Vitor Hugo (PL) – deputado federal
- Professor Edward Madureira (PT) – deputado federal
- Romário Policarpo (PRD) – deputado estadual
- Aava Santiago (PSDB) – deputada federal
- Sargento Novandir (MDB) – deputado estadual
- Geverson Abel (Republicanos) – deputado estadual
- Pedro Azulão Júnior (MDB) – deputado estadual
- Igor Franco (MDB) – deputado federal
- Lucas Kitão (União Brasil) – deputado estadual
- Kátia Maria (PT) – deputada estadual
- Fabrício Rosa (PT) – deputado estadual
- Oseias Varão (PL) – em avaliação; cogitado para deputado estadual, federal, e até senado
- Ronilson Reis (Solidariedade) – deputado estadual
- Lucas Vergílio (MDB) – deputado federal
- Bessa (Democracia Cristã) – deputado estadual
- Coronel Urzeda (PL) – deputado estadual
- Willian Veloso (PL) – deputado estadual
- Léo José (Solidariedade) – deputado federal
- Denício Trindade (União Brasil) – considera candidatura a deputado estadual
- Welton Lemos (Solidariedade) – deputado estadual
- Markim Goyá (PRD) – deputado estadual
- Doutor Gustavo (Agir) – avalia candidatura a deputado estadual
- Thialu Guiotti (Avante) – deputado federal
- Daniela da Gilka (PRTB) – depende do partido; pode disputar para estadual ou federal
- Sanches da Federal (PP) – deputado federal
FONTE : MAIS GOIAS