Um adolescente de anos, que foi esfaqueado na porta de uma escola durante uma briga em que um colega morreu, disse que tentou correr ao ver um dos suspeitos em Anápolis, a 55 km de Goiânia. O menor, que preferiu não se identificar, recebeu alta hospitalar e detalhou a confusão em entrevista exclusiva à TV Anhanguera.
“Quando eu tava descendo pra tentar correr, esse Kaio só me pegou e deu uma facada em mim. Só que na hora que eu tomei a facada eu não percebi”, detalhou.
O adolescente levou uma facada na barriga, precisou passar por cirurgia e recebeu alta na última quarta-feira (21). Segundo o delegado Wllisses Valentim, a briga na porta da escola foi motivada por uma discussão em um jogo online. O menor confirma.
“Sabia que essa briga ia rolar por causa de uma live ontem. Tava começando lá aí os dois começaram a se xingar e já marcou essa briga”, disse.
Segundo o adolescente, a facada não foi muito profunda. “Tinha cortado, se eu não me engano, foi o meu nervo. Só que tinha muito sangue no meu pulmão, aí ele foi e limpou lá, falou que tinha que fazer cirurgia”, finalizou.
O g1 pediu informações sobre o estado de saúde do outro adolescente ao Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O crime aconteceu no início da tarde de terça-feira (20), próximo ao Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza, no bairro Calixtópolis. De acordo com o delegado, o irmão mais velho de um dos adolescentes que estava participando da briga chegou ao local acompanhado da mãe para tirar satisfação com os estudantes. A mulher, de 43 anos, segurava um martelo e o rapaz, de 20, estava com uma faca.
Um vídeo registrou a confusão (assista acima). As imagens mostram um grupo de alunos reunidos próximo à escola. A mulher, que segura um martelo, se aproxima acompanhada dos dois filhos. Ela começa a falar com o grupo, como se estivesse tirando satisfação sobre alguma coisa.
Momentos depois, os ânimos se afloram e os dois filhos da mulher começam a brigar com os estudantes. A mulher também entra no meio da briga e em alguns momentos até a ameaça os garotos com o martelo.
Mãe e filhos acabaram atingindo três estudantes. Um deles morreu na hora e os outros dois foram internados no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana).
Motivação
Uma discussão em um jogo online foi o que motivou uma briga na porta da escola pública, segundo o delegado Wllisses Valentim.
“Os meninos fizeram uma live ontem em um joguinho online e, no meio da live, outro garoto entrou e começou a fazer ofensas. Então, eles combinaram de se encontrar na saída da escola, hoje, para resolver essas diferenças. Na saída da escola houve essa briga”, explicou o delegado.
Mãe e filhos levados à delegacia
A Polícia Civil informou que uma mulher, de 43 anos, e os dois filhos dela, de 15 e 20 anos, foram levados para a Central de Flagrantes de Anápolis. Os três são suspeitos de matar um estudante, de 14 anos, além de também terem ferido outros dois adolescentes.
A Polícia Militar divulgou um vídeo em que o suspeito de 20 anos confessa o crime. Ele afirma que agiu para defender a si mesmo e a própria família.
O jovem, de 20 anos, deu sua versão sobre o caso à Polícia Militar antes de ser levado para a delegacia. Em um vídeo, feito pelos próprios policiais, ele afirma que o irmão mais novo já vinha sofrendo ameaças dos estudantes na escola há alguns dias.
Na segunda-feira (19), o rapaz disse que ameaçou os estudantes, dizendo que se eles batessem no irmão dele, ele iria bater neles também. Durante a noite, afirma que foi ameaçado de morte pelos garotos por mensagens na internet.
Diante de tudo isso, no início desta tarde, o rapaz narra que foi até o colégio junto com a mãe para tirar satisfação sobre a situação. O jovem afirma que agiu para defender a própria família, já que, durante a discussão, foi empurrado e agredido.
“Eles vieram tudo pra cima da minha mãe e do meu irmão. Bateram na minha mãe, bateram no meu irmão, veio para cima de mim e eu puxei a faca. Eu tinha que me defender, defender minha família”, justificou.
Mãe e filho suspeitos de envolvimento na morte do adolescente aparecem em vídeo perseguindo alunos com martelo e uma faca durante a briga
Posicionamento
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) informou que a briga ocorreu fora do ambiente escolar e por motivações pessoais. Disse ainda que a Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar da Seduc se deslocou ao local para acompanhar o ocorrido, e que o Núcleo de Saúde e Segurança do Servidor e do Estudante da Seduc já acompanha o caso. Por fim, lamentou o ocorrido e disse que existem esforços para “promoção de uma cultura da paz”.
Nota da Seduc na íntegra
“Em atenção à solicitação de informações sobre ocorrência envolvendo estudantes do Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza, em Anápolis, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) informa:
A briga ocorreu nesta terça-feira, 20/12, fora do ambiente escolar. Infelizmente, um dos envolvidos, ex-aluno do Colégio, faleceu em decorrência dos ferimentos. Conforme informações preliminares, os desentendimentos entre os estudantes têm motivos pessoais;
Assim que informada, a Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar da Seduc se deslocou para Anápolis, onde acompanha o atendimento aos envolvidos, a escola e o trabalho das autoridades policiais;
Ainda com vistas à assistência e apoio à escola e, em especial, a estudantes e suas famílias, a equipe do Núcleo de Saúde e Segurança do Servidor e do Estudante da Seduc já acompanha o caso;
A Seduc lamenta profundamente o ocorrido, sobretudo quando envolvem estudantes da rede pública estadual. Todos os esforços têm sido feitos no sentido da promoção de uma cultura da paz.”

FONTE: G1