Adolescente que ameaçou psicóloga entrevistada por Felca é internado pela Justiça

Foto: Reprodução

Jovem escreveu em email que profissional ‘mexeu em um ninho de abelhas’

Tribunal de Justiça de Alagoas determinou a internação provisória de um adolescente acusado de ameaçar a psicóloga Ana Beatriz Chamati, que aparece no vídeo “Adultização”, produzido pelo influenciador Felipe Bressanim, o Felca. O jovem, morador de Arapiraca (AL), foi enquadrado por ato infracional análogo ao crime de ameaça. A decisão foi publicada na quarta-feira (27).

Segundo o TJ-AL, a psicóloga recebeu um e-mail com insultos e ameaças de morte. No texto, o adolescente teria escrito: “Você mexeu em um ninho de abelhas”. Ele foi identificado após perícia em computadores e celulares.

Para o juiz Anderson Passos, da 1ª Vara de Arapiraca, a internação é “adequada e proporcional” para garantir a investigação e evitar novos atos infracionais. A medida foi decretada por 45 dias, junto com busca e apreensão na casa do adolescente para coleta de provas.

Além das ameaças contra a psicóloga, o garoto é investigado por suspeita de exploração sexual de menoresestupro virtualinstigação à automutilaçãoapologia ao nazismo e doxxing (exposição de dados pessoais para intimidação). Ele também seria administrador de um grupo que planejava atentados contra moradores de rua.

“Os fatos em apuração são de extrema gravidade, havendo indícios de múltiplas vítimas. Por isso, os elementos reunidos já justificam, neste momento, o cerceamento da liberdade do adolescente”, afirmou o juiz Passos.

O caso ocorre na mesma semana em que dois homens foram presos em Olinda (PE) por ameaçar Felca. Um deles, Cayo Lucas, teria enviado mensagens diretamente ao influenciador. Ele é investigado por ameaçastalkingassociação criminosa e também por suspeita de participar de uma quadrilha que explorava crianças em desafios virtuais. O colega, Paulo Vinícius, foi preso em flagrante ao lado dele e também teria enviado e-mails ao youtuber.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, Cayo ainda é investigado por vender material infantil nas redes sociais. A defesa dos dois não foi localizada.

Caso “Adultização”

O vídeo “Adultização”, de Felca, expôs supostos casos de exploração de adolescentes nas redes sociais. Entre os citados está o influenciador Hytalo Santos, acusado de lucrar com a sexualização juvenil em conteúdos com beijos entre adolescentes, festas com consumo de álcool e danças sensuais.

Hytalo foi preso junto com o marido, Israel Nata Vicente, em Carapicuíba (SP), e transferido nesta quinta-feira (28) para João Pessoa (PB). A Justiça entendeu que a medida era necessária para impedir destruição de provas e intimidação de testemunhas.

O influenciador já era investigado desde 2023 pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), sob suspeita de exploração e exposição de menores em conteúdos digitais. Ele nega todas as acusações.

*Via Folha de São Paulo

FONTE: MAIS GOIÁS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *