Programa estadual, o Aluguel Social concede auxílio de R$ 350 mensais, por 18 meses; estão sendo disponibilizadas vagas para inclusão de mais de 1.200 famílias no programa nestes dois municípios – Foto: Octacilio Queiroz
A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura, abriram na terça-feira (14) as inscrições do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social para os municípios de Águas Lindas (1.036 vagas) e Trindade (252 vagas). Com isso, serão incluídas mais de 1,2 mil famílias entre os beneficiários do programa que oferece auxílio mensal de R$ 350, por 18 meses, para custeio de locação de imóvel.
A quantidade de vagas distribuídas para cada um deles é determinada conforme a aferição proporcional do déficit habitacional, calculado pelo Instituto Mauro Borges (IMB). “O programa já chegou para mais de 73 mil famílias goianas e continua sendo levado para as famílias que mais precisam”, reitera a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas no site da Agehab ou pelo app Aluguel Social, disponível para sistema Android.
Candidatos sem acesso à internet ou com dificuldades de preenchimento de formulários on-line podem buscar ajuda da prefeitura local.
Critérios do Aluguel Social
“Entre os critérios estão situação de vulnerabilidade social e econômica e ausência de moradia própria da família que pleiteia o benefício”, afirma o presidente da Agehab, Alexandre Baldy. De acordo com ele, é importante que todos os requisitos sejam bem observados para que não haja desclassificação.
O Aluguel Social tem capacidade de beneficiar cerca de 40 mil famílias ao mesmo tempo. Depois que se inscreverem, interessados devem aguardar convocação para entregar a documentação.
O secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, pontua que o programa foca especialmente em famílias em situação de: “Moradia improvisada, mulheres em situação de violência, idosos, pessoas com deficiência, família só com pai ou só com mãe (monoparental), bolsista do Probem ou estudante da UEG”.