Alcoolismo é um dos gatilhos para a violência

Por ser um potencial indutor de comportamentos agressivos e até mesmo da criminalidade, especialistas alertam para o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) coloca o Distrito Federal em segundo lugar, entre as unidades federativas, no ranking de ingestão excessiva de álcool por número de habitantes. Brasília fica atrás somente de Salvador.

Segundo a secretaria, 25,7% dos adultos beberam quatro ou mais doses em uma mesma ocasião. Para as estatísticas do Ministério da Saúde, esse índice é classificado como abusivo. Na capital baiana, o percentual é de 28,9%.

A preocupação é tanta que, na segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) restringiu o horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em toda a capital, que devem fechar à 0h e abrir apenas às 6h. De acordo com a SSP-DF, nos primeiros dois meses de 2025, ocorreram um total de 135 homicídios tentados e consumados. Destes, 24% aconteceram próximos ou em bares e distribuidoras de bebidas.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *