Goiânia – Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de educação melhoraram o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. É o que indicam os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023, divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Conforme os dados, a proficiência dos estudantes do 9º ano em Língua Portuguesa subiu de 255,6 em 2022 para 265,6 em 2023. Já em Matemática, o desempenho saltou de 250,4 para 263. Também houve avanços nos resultados da 3ª série do Ensino Médio. Em Língua Portuguesa, a proficiência passou de 267 para 278,2 em 2023. Em Matemática, o avanço foi de 265,3 em 2022 para 276 em 2023.
Para Lina Kátia, coordenadora do CAEd/UFJF, os resultados demonstram a recuperação da aprendizagem dos estudantes, impactada pela pandemia de Covid-19. “Esse resultado indica superação. Além de recuperar o tempo perdido, ela (a rede de educação) avançou”, afirmou.
Revisa Goiás
Titular da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou o trabalho realizado pela pasta no sentido de recompor e ampliar a aprendizagem dos alunos. Dentre as ações está o Revisa Goiás, projeto implementado no início de 2023 e que disponibilizou materiais de apoio para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.
“O Revisa foi um material produzido para ajudar o professor a fazer a recomposição da aprendizagem, a promover a aprendizagem, para fazer com que esse professor tivesse um canal entre a sala de aula e a Seduc. Isso foi somado à formação e ao empenho dessa rede”, destacou a secretária.
Participação e desempenho
Os índices de participação e os padrões de desempenho dos alunos também foram destaque nesta edição do Saego. Entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o índice de presença em relação ao número de participantes previstos na Etapa Institucional do Saego foi de 93,7%. Já entre os da 3ª série do Ensino Médio, o índice foi de 91,5%. Uma média de 92,6% de participação entre os estudantes esperados.
“No Ensino Médio vocês conseguiram uma participação acima de 90%, o que não é comum. Normalmente fica em torno de 70%. Em poucos lugares a gente consegue ter um índice acima de 80%. Conseguir colocar quase todos os alunos do Ensino Médio fazendo prova, uma avaliação externa, é uma vitória muito grande”, enfatizou Waldirene Maria Barbosa, supervisora do CAEd/UFJF.
Fonte: A Redação