Edição pioneira reúne informações detalhadas para dar à população parâmetros que permitam conhecer Goiás do modo mais aprofundado possível.
16/08/2023
Em comemoração aos seus 85 anos, o jornal O Popular lança, nesta quarta-feira (16), o “Anuário Goiás”, um compilado de informações sobre o estado feito pela primeira vez por um veículo jornalístico goiano. O anuário reúne informações detalhadas para dar à população parâmetros que permitam conhecer Goiás do modo mais aprofundado possível.
“Conhece-se um povo pelos seus traços e pelo que ele construiu. Conheça Goiás 300 anos depois do início de sua colonização, celebrado em 2022”, destaca a apresentação do Anuário.
O anuário tem curadoria da jornalista Cileide Alves e coordenação técnica do também jornalista Marcos Carreiro.
“Os leitores podem esperar uma visão completa de Goiás hoje. O que Goiás tem e oferece e a realidade dos municípios goianos. Informações interessantes como a história e os perfis dos 55 prefeitos que Goiânia teve e o que garante a sobrevivência econômica dos municípios, por exemplo”, explicou Cileide Alves.
O anuário é dividido em cinco capítulos. O primeiro traz a ficha básica das 246 cidades goianas, com informações como prefeitos, séries históricas do Produto Interno Bruto (PIB), educação, saúde e segurança pública, por exemplo.
“São muitas informações para auxiliar profissionais que vão trabalhar sobre Goiás, que vão elaborar políticas públicas, que vão pensar nas empresas privadas, e para o público, o que o estado oferece, para empresários que querem investir e para quem quer vir para Goiás”, completou Cileide.
Lançamento
O evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (16), na sede do Grupo Jaime Câmara (GJC), em Goiânia. Jaime Câmara Júnior, presidente do grupo, reafirmou que registrar a história goiana faz parte do DNA dos veículos do grupo de comunicação.
“O Anuário Goiás renova esse compromisso do O Popular com o Estado e com os goianos, firmado por seus fundadores na década de 1930 e renovado seguidamente nesses 85 anos”, narrou.
Além disso, o presidente pontuou que a missão do grupo é apurar e entregar a seu público informações sobre o Estado, que, posteriormente, servirão para contar a história contemporânea de Goiás.
“Lembrando Jaime Câmara, este anuário não tem a veleidade de escrever a história atual de Goiás, pois muitas fontes a escrevem. Seu propósito foi reunir em um único local os dados de acesso público que se encontram diluídos em milhares de páginas de sites públicos ou de entidades da sociedade civil que se dedicam a publicar bases de interesse público”, falou.
O presidente do GJC detalhou que a aspiração do anuário é ser “uma ponte para levar ao público as informações mais relevantes a respeito de Goiás disponíveis em fontes confiáveis e apuradas com o rigor jornalístico que sempre marcou nossos veículos de informação”.
Autoridades
O evento contou com a presença de autoridades como o governador Ronaldo Caiado, o vice Daniel Vilela, a primeira-dama Gracinha Caiado. O governador avaliou que o anuário é uma forma de pensar no futuro do estado.
“A importância é nós podermos levar todos os dados que o estado de Goiás tem e poder compilar tudo isso e mostrar de forma didática o potencial de cada município de Goiás. Como ortopedista que sou, é uma radiografia da potencialidade, turismo, lazer, investimentos, mostrando infraestrutura, o que temos a avançar e o que já avançamos”, pontuou Caiado.
Participaram do evento também o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e líderes políticos do estado. O lançamento contou com parceria também da Prefeitura de Goiânia, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa de Goiás, do Governo de Goiás, Sicob, Jallles Machado e Hospital Santa Helena.
Apuração
A edição nasceu de uma ambição: “ser uma ponte para unir o público às informações mais relevantes a respeito de Goiás, apuradas com rigor jornalístico”, considerando que as informações são disponibilizadas, mas não acessíveis ao público em geral.
Para produzir o anuário, O Popular reuniu profissionais com experiência em coleta de dados e uniu o jornalismo tradicional ao jornalismo de dados com um único fim: “apurar e organizar dados de fontes confiáveis e abertas em larga escala, e com métodos transparentes”.
Foram usadas técnicas básicas de apuração junto a órgãos e às personalidades públicas, aliadas à programação, web scraping e até ferramentas de inteligência artificial. Marcos Carreiro explicou que a tecnologia foi usada em 3 etapas da produção: na coleta, na análise e na organização.
Segundo Marcos, a equipe de coleta e análise dos dados foi formada por seis jornalistas com experiência, não só no jornalismo em si, mas na coleta e análise de grandes bases de dados.
“O uso das ferramentas é apenas um plus, ele complementa a apuração do jornalista que já é feita no jornalismo tradicional. Em muitos casos, a gente percebeu inconsistência e o repórter teve que ir atrás para checar isso e todo esse processo é feito de forma manual”, explicou Marcos Carreiro.
O que diz o Anuário?
Os demais capítulos mostram dados sobre a estrutura administrativa do Executivo, a situação da saúde, educação, cultura, infraestrutura e a economia de Goiás, em parceria com o Instituto Mauro Borges (IMB).
O levantamento destaca também as estruturas dos Poderes Legislativo e Judiciário, suas competências, servidores, e seus membros, em nível estadual e federal.
Já o capítulo final, relaciona todas as instituições de todos os Poderes da República com representação no território goiano.
Ficha técnica
Curadoria: Cileide Alves
Coordenação Técnica: Marcos Carreiro
Equipe de coleta dos dados: Caio Henrique Salgado
Elisama Ximenes
Fabiana Pulcineli
Karla Araújo
Marcos Carreiro
Renato Crozatti
Tradução: Eliana Moura Mattos e Carolina Câmara
Revisora de dados: Janaína Camelo
Revisora de texto: Ana Paula Carreiro
Coordenação Projetos e Eventos GJC: Brícia Rocha
Design Editorial: Capa: Matheus Antunes
Editoria de Design e Projeto Gráfico: André Braga Jr.
Designer: André Braga Jr.
Designer de Tabelas: Pedro Luis Nogueira Jr.
Mapas e Vetorizações: Pedro Luis Nogueira Jr.
Infográficos: Pedro Luis Nogueira Jr.
Tratamento de Imagens: André Braga Jr.
Fotos: Jornal O Popular, Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia, Governo do Estado de Goiás, Prefeituras
Fotógrafos: Wildes Barbosa, Marcos Oliveira e Rodolfo Stuckert
Fonte: G1