assessora de deputada agride e xinga motorista de aplicativo

Vídeo gravado por câmera instalada no veículo de Jonathan Batista Rodrigues, 28 anos, mostra as agressões

Material cedido ao Metrópoles

Um motorista de aplicativo foi agredido por passageira no Distrito Federal, na madrugada dessa quarta-feira (17/9).

Vídeo gravado por câmera instalada no veículo de Jonathan Batista Rodrigues, 28 anos, mostra o momento em que Leilane Marques da Mata desce do carro, se aproxima da porta do motorista, bate no equipamento e, em seguida, agride o rosto de Jonathan.

Leilane é técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ela foi nomeada no gabinete da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) em março de 2025, onde permanece desde então.

O vídeo tem seis minutos. A gravação começa por volta das 2h20, quando Jonathan, Leilane e a amiga dela que solicitou a viagem pelo aplicativo passam por um incêndio. Leilane aponta a câmera para o fogo e tira uma foto.

Em seguida, o trio entra no condomínio, que seria a primeira parada da viagem. Leilane fala: “A gente vai tirar uma foto um pouco mais descendo”. O motorista, então, diz “não” e a mulher responde: “Vai tirar, sim”.

Jonathan afirma que não “tem tempo para ficar esperando”. Leilane retruca: “Não, menino. É só a foto. Cê tá maluco, é?! Eu sei que você não tem tempo, do mesmo jeito que eu não tenho tempo, porque eu cuido da vida de pessoas. Sabe o que são 30 segundos? É o tempo que você para aqui para ela descer. Eu cuido é de vidas”.

Quando estaciona o veículo na frente da casa da amiga de Leilane, o motorista da Uber pede para a mulher também descer e chamar outro carro. Ela se recusa. “Não chamo, não. Vai me deixar, porque ela pediu”.

O motorista afirma que não é obrigado a levá-la até a segunda parada. Leilane o chama de “escroto”. “Não sou obrigada a te aceitar não, porque você é um cara escroto”, diz. Jonathan insiste e a passageira o xinga. “Vai se fuder. Vive nessa sua vida aí de merda”, afirmou. Em seguida, ocorre a agressão. 

Logo depois, Jonathan pergunta se a mulher “está ficando doida”, afirma que ela o agrediu e chega a abrir a porta do carro para descer, mas volta atrás e diz: “Você tem sorte que é mulher. Se não fosse mulher, arrebentava sua cara”. A assessora parlamentar provoca: “Então vem”.

O que dizem

Ao Metrópoles, o motorista afirmou que se sentiu desconfortável em levar a passageira para casa sozinha após as declarações dela. “Foi aí que eu pedi para ela descer. Começou a me diminuir e vir com injúrias, dizendo que eu fico nessa vida de merda. Ela tentou puxar minha câmera e deu um soco”, contou.

O motorista de aplicativo registrou boletim de ocorrência na 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante).

A deputada Dayse Amarilio informou que soube do caso por meio da imprensa. “Gostaríamos de esclarecer que práticas dessa natureza não representam os valores e princípios defendidos pelo mandato e pela deputada Dayse Amarilio. Diante disso, não nos resta outra alternativa além do desligamento da colaboradora em questão”, afirmou.

“Reafirmamos o nosso compromisso com o respeito ao próximo, a empatia e o cuidado, independentemente de classe social, ideologia ou carreira profissional”, disse.

FONTE : METROPOLES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *