Apenas os principais atores que já viveram o personagem no cinema, TV e em animações
Celebrando os 85 anos do personagem, vamos de lista para lembrar todos os atores que interpretaram o famoso Homem Morcego da DC.
LEWIS WILSON na série “Batman – O Morcego” (1943)
Primeiro ator a viver o Batman no cinema foi Lewis Wilson com este seriado de 15 episódios (na época, seriados passavam no cinema). O show foi o primeiro a mostrar em carne e osso tanto o Homem-Morcego, quanto Robin, o Alfred, etc. Mas a série ainda não tinha os vilões icônicos e as histórias eram bem simples e sem graça.
ROBERT LOWERY na série “Batman & Robin – A Volta do Homem-Morcego” (1949)
Lowery foi o segundo ator a viver o Homem-Morcego nesta outra série que também foi exibida no cinema. Lowery esbanjava carisma com um sorriso pomposo, e apesar do seriado ainda não alcançar o potencial do personagem, Lowery entendia a dualidade do personagem.
ADAM WEST na série “Batman” (seriado de 1966 até 1969) e no filme “Batman, O Homem-Morcego” (1966)
Talvez seja o Batman mais querido até hoje. O ator vem de uma época onde não existia tanta chatice de fãs, e estrela um seriado colorido e cheio de comédia que foi responsável por tornar o Batman mundialmente famoso. É rídiculo, é cafona, é hilário.
OLAN SOULE nas séries animadas “As Novas Aventuras de Batman” (1977) e “Superamigos” (1973-1985)
Depois que a série dos anos 60 estourou, começou a se criar muita coisa do Batman – inclusive, claro, desenhos para a TV. No seriado animado de 1977, “As Novas Aventuras do Batman”, e em “Superamigos”, série animada criada por Hannah Barbera em parceria com a DC, o radialista e ator de TV, Olan Soule, emprestou sua voz ao personagem.
MICHAEL KEATON nos filmes “Batman” (1989) e “Batman – O Retorno” (1992) e “The Flash” (2023)
Keaton vai contra todas as características de um ator para ser o Batman, mas, por incrível que pareça, de todos os filmes dos anos 90 ele continua sendo o melhor intérprete do Homem-Morcego. O ator voltou a usar novamente a capa no filme “The Flash” e em “Batgirl”, mas este último foi engavetado indefinidamente mesmo após de finalizado.
KEVIN CONROY na série animada “Batman: A Série Animada” e em outras animações, video games e no seriado “Batwoman”
Um dos atores mais importantes do Batman, Kevin Conroy encarnou o personagem na clássica série animada dos anos 90 e continuou atuando como o herói em várias outras animações e jogos de video game. Em um episódio da série “Batwoman”, ele aparece como Bruce Wayne.
VAL KILMER no filme “Batman Eternamente” (1995)
Após Michael Keaton ter desistido do papel quando Joel Schumacher assumiu a direção e queria amenizar o tom sombrio do personagem, Kilmer entra no projeto e assume um Batman até decente, assim como um Bruce Wayne bem com cara de playboy magnata. Mas, infelizmente, o roteiro é fraco e não ajuda.
GEORGE CLOONEY no filme “Batman & Robin” (1997)
Clooney assumiu o capa do morcego quando Kilmer desistiu do projeto, e o ator acreditava que ser escolhido como Batman seria ótimo para sua carreira. Ao fim de tudo, o filme é considerado o pior já feito do personagem, e Clooney até hoje se arrependende profundamente de ter aceitado o papel.
CHRISTIAN BALE nos filmes “Batman Begins” (2005), “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) e “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012)
Em minha opinião, a melhor interpretação do Batman e Bruce Wayne. Bale é intenso, enigmático e quando se torna o Homem-Morcego ganha imponência e escuridão. E foi agraciado com os melhores filmes do personagem até hoje (o que ajuda bastante).
RINO ROMANO na série animada “O Batman” (2004 até 2008) e no filme animado “Batman vs. Drácula” (2005)
Experiente ator de voz, Rino Romano possui uma longa carreira emprestando sua voz para personagens animados em séries e video games. Ele foi o Bruce Wayne/Batman em um seriado animado que amo chamado “O Batman”, lançado em 2004. Curiosdade: ele já foi a voz do Homem-Aranha também em algumas animações.
DIEDRICH BADER na série animada “Batman do Futuro” (1999 até 2001)
Nesta versão mais moderna do Batman, onde Bruce Wayne está velho e vira mentor da nova encarnação do Homem-Morcego, quem empresta a voz para o personagem é o ator Diedrich Bader, que já trabalhou em filmes como “Napoleon Dynamite” e em outros projetos de animação.
BEN AFFLECK nos filmes “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” (2016), “Liga da Justiça” (2017), “Liga da Justiça de Zack Snyder” (2021) e “The Flash” (2023)
Ben Affleck é uma das melhores coisas nos filmes de Snyder, e apesar de ter sido massacrado quando foi anunciado como o Homem-Morcego, o ator surpreendeu com uma atuação convincente. Pena que recebeu péssimos roteiros e não teve a oportunidade de estrelar o seu próprio filme (algo que estava nos planos, com direção do próprio Affleck, que desistiu em seguida).
WILL ARNETT nos filmes animados “Uma Aventura Lego” (2014) e “Lego Batman – O Filme” (2017)
A versão do Batman nos filmes do lego para cinema são magistrais! Um completo non-sense delicioso que tira sarro com o personagem, mas sem deixar de respeitar e homenagear. E o personagem na versão original ganha a voz de Will Arnett, que adiciona o modo Christian Bale de falar mas de um jeito bem mais caricato (e engraçado).
DAVID MAZOUZ no seriado “Gotham” (2014-2019)
A série “Gotham” é praticamente a origem do Batman e a ascenção do Comissário Gordon na polícia de Gotham. O show acompanha um Bruce Wayne adolescente e seu caminho até se tornar o herói mascarado. Mazouz é decente no papel, mas só aparece como Batman no episódio final do seriado (em apenas alguns segundos).
IAIN GLEN no seriado “Titãs” (2018-2023)
Glen, mais conhecido por “Game of Thrones”, assume aqui o papel de Bruce Wayne e pouco tem destaque na série. Não aparece usando o manto do Homem-Morcego e é completamente desperdiçado. Sua cena de destaque é quando dança em um bar, fazendo uma homenagem ao momento icônico de Adam West dançando na popular série dos anos 60.
ROBERT PATTINSON no filme “Batman” (2022)
O mais recente intérprete do personagem é o famigerado Robert Pattinson, que ficou conhecido na saga “Crepúsculo” mas depois se mostrou um excelente ator em projetos independentes e mais ousados. Sua encarnação do Batman se passa apenas no segundo ano de Bruce Wayne como o herói, então o personagem está aprendendo muita coisa, e a sede por vingança está em erupção.
HAMISH LINKLATER na série animada “Batman: Cruzado Encapuzado” (2024-)
Mais recente Hamish Linklater emprestou sua voz para o Homem-Morcego na nova série animada do personagem lançada pela Amazon. O show resgate o estilo clássico da famosa série animada dos anos 90, e apresenta novos vilões também.
Fonte: Mais Goiás