Instituição também anuncia lançamento de Pix automático
Imagem: Marciobnws/Shutterstock
O Banco Central (BC) divulgou na última segunda-feira, 22, mudanças nas regras de desempenho do Pix. As novidades publicadas através da Resolução BCB nº 402 e nº 403 envolvem métodos de segurança na forma de pagamento instantânea e uma nova data de lançamento do Pix Automático.
De acordo com a atualização, aparelhos que nunca realizaram transações via Pix, que não são cadastrados no aplicativo do banco pelo usuário, serão liberados a realizar apenas envios de até R$ 200, desde que o limite diário não ultrapasse R$ 1 mil. Tais restrições são válidas até que as pessoas confirmem junto ao banco que o novo aparelho pode ser liberado para transações maiores.
Segundo o Banco Central, as novas medidas têm o objetivo de diminuir a possibilidade de fraudes que usam dispositivos diferentes daqueles usados pelo usuário para gerenciar chaves e realizar transferências via Pix. As atualizações do Banco Central também exigem às instituições financeiras alguns quesitos em prol de maior segurança.
Os bancos deverão:
- Aplicar método que envolva solução de gerenciamento de risco de fraude que envolva informações de segurança armazenadas no BC. O método deve ser capaz de identificar transações via Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente
- Tornar disponível um canal eletrônico de fácil acesso com informações sobre os cuidados que se deve tomar para evitar sofrer com fraudes
- Confirmar pelo menos uma vez a cada um semestre se clientes possuem indícios de fraude na base de dados
O Banco Central tem expectativa que os bancos lidem de forma diferente os clientes que já cometeram fraudes. Uma das alternativas sugeridas é romper o relacionamento ou estabelecer um limite de tempo para autorizar transações iniciadas por eles.
O Banco Central também aprovou a nova data de lançamento do Pix Automático, que deverá estar disponível para a população em 16 de junho de 2025. Inicialmente, esperava-se que a ferramenta fosse liberada em outubro deste ano.
O Pix Automático visa facilitar cobranças periódicas, podendo ser usado como método de recebimento por empresas de diversos portes e setores. Entre eles estão empresas de serviços públicos, escolas, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming, clubes de assinatura e outras companhias.
Com a autorização prévia em sua conta bancária, o usuário permitirá débitos automáticos periodicamente, sem a necessidade de autenticação em cada transação. Para o recebedor, a nova ferramenta do Pix desenvolvida pelo Banco Central promete melhorar a eficiência, reduzir os custos das operações de cobrança e diminuir a inadimplência.
FONTE: JORNAL OPÇÃO