Black Friday: faturamento cai 15% e frustra varejo pelo 2º ano seguido

Pesquisas indicam que, em 2023, houve redução tanto do volume de vendas como do total de pedidos feitos no e-commerce no dia da promoção

O balanço final da Black Friday de 2023 mostra uma forte frustração das expectativas do varejo. Levantamentos de consultorias indicam que, neste ano, o e-commerce registrou quedas de 13% a 15% no faturamento em relação a 2022. Além disso, o recuo do volume de pedidos ficou entre 9% e 14,9%. No ano passado, os resultados já tinham sido ruins. Houve queda de 35% das vendas, na comparação com 2021.

Em 2023, informações coletadas pela Neotrust mostram que, da meia-noite de quinta-feira (23/11) até as 23h59 da sexta-feira (24/11), o comércio online acumulou pouco mais de R$ 3,4 bilhões em transações na Black Friday. O valor por pessoa ficou em R$ 675,36. O faturamento representou uma queda de 15,1% na comparação com o mesmo período da promoção em 2022. O volume de pedidos caiu 14,9%, totalizando 5,1 milhões de compras.

Esses dados foram reunidos pela plataforma Hora a Hora, que pertence à Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, e foram produzidos em parceria com a ClearSale, que atua com inteligência de dados e soluções para prevenção a riscos.

Números da consultoria NielsenIQ Ebit sobre as vendas da meia-noite às 19 horas da sexta (24/11) indicam uma queda de 13% no faturamento e de 9% nos números de pedidos da Black Friday deste ano.

Para a NielsenIQ Ebit, a data, considerada a mais importante para as vendas no varejo, sofreu o impacto da antecipação de compras na quinta-feira. Isso além das condições macroeconômicas pouco favoráveis ao consumo, como as elevadas taxas de juros e endividamento das famílias.

Os dados deste ano também ficaram aquém das previsões momentos antes da promoção. Um levantamento da mesma Neotrust havia indicou que 57% dos consumidores pretendiam fazer compras na Black Friday. O faturamento projetado era de R$ 6,98 bilhões no comércio eletrônico (o real foi de R$ 3,4 bilhões), o que representaria um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior.

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), encomendada ao Instituto Datafolha, mostrou que 49% dos brasileiros pretendiam na Black Friday. Isso não só pelo e-commerce. O faturamento total esperado era de R$ 15,5 bilhões.

Mais vendidos
De acordo com a plataforma Neotrust, os três tipos de produtos mais vendidos na Black Friday deste ano foram eletrodomésticos (20,8%), eletrônicos (15,1%) e itens telefonia (11,9%), como celulares.

Os meios de pagamento mais utilizados nas vendas online foram o cartão de crédito, com 56,5% do total, seguido pelo Pix, com 30,3%, e pelos boletos bancários, com 8,2%. As mulheres lideraram as compras, representando 59% de todos os consumidores. A faixa etária com idade entre 36 e 50 anos foi a que mais comprou (34,8%), seguida pelo grupo de 26 e 35 anos (33,9%). Pessoas com até 25 anos representaram 17% do total.

Fonte: Metrópoles

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