‘Bola de fogo’ é registrada no céu do DF, Goiás, Minas e Sul da Bahia

Trata-se de lixo espacial de um foguete

“BOLA DE FOGO” PASSOU PELO CÉU DA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA, 14 (FOTO: REPRODUÇÃO/X: @GUSTAVOHRIQ E @MAIKXB217535)

Brasília – Diversas pessoas do Distrito Federal, Goiás, Sul da Bahia e Minas Gerais viram um objeto iluminado, uma espécie de “bola de fogo”, passar pelo céu na noite desta quarta-feira (15/5). Alguns internautas compartilharam fotos e vídeos do momento no X afirmando que se tratava de um meteoro. Entretanto, de acordo com o Projeto Exoss, ONG internacional que estuda meteoros e bólidos (objetos que formam o efeito de bola de fogo no céu), trata-se de lixo espacial de um foguete. “Foi a reentrada de um lixo espacial, já estava prevista a sua queda.

Ele penetrou na atmosfera e acabou reentrando ali pela região central (do Brasil). Ele é pedaço de um foguete de lançador de satélite”, explicou  o cientista planetário Marcelo de Cicco, coordenador brasileiro de pesquisas de meteoro no Projeto Exoss e parceiro do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a ONG, o lixo espacial faz parte do Asiasat 8 Falcon R/N, um foguete Falcon 9, da Space X, e passou pelo céu do centro do Brasil por volta das 18h30, caindo em seguida próximo à Bahia. “A órbita excêntrica dificultou a previsão, mas a maior parte queimou, com baixo risco”, diz o Projeto Exoss.

O Asiasat 8 Falcon R/N foi usado em 2014 para colocar um satélite de comunicações em órbita, atendendo à região Ásia-Pacífico, ainda conforme o Projeto Exoss. “Após mais de uma década em órbita, sua trajetória finalmente o trouxe de volta à Terra, e o Brasil, por sua posição equatorial, acabou sendo um dos cenários desse fenômeno”.(Agência Estado)

FONTE: JORNAL A REDAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *