Luigi Di Sarno tinha 52 anos

Foto: Redes Sociais
O músico italiano Luigi Di Sarno, de 52 anos, morreu após comer um sanduíche de linguiça com brócolis comprado em um food truck na cidade de Diamante, na região da Calábria, Itália. O caso ocorreu no início deste mês e foi causado por botulismo, uma toxina rara, mas potencialmente fatal, que pode se desenvolver em certos alimentos, como o brócolis, se não forem devidamente armazenados ou preparados.
Segundo informações da imprensa local, outras nove pessoas também foram hospitalizadas após um surto de botulismo ligado ao consumo de brócolis contaminados. Duas vítimas, ambas com 17 anos, seguem internadas em UTIs. Pelo menos cinco pessoas comeram no mesmo food truck que vendeu o sanduíche de linguiça com brócolis ao músico.
De acordo com familiares, Luigi voltava para casa, em Nápoles, após passar férias na Calábria, quando decidiu parar para comer o sanduíche. Pouco depois de retomar a viagem, ele começou a passar mal. O músico chegou a ser atendido em um hospital, mas recebeu alta mesmo com sintomas persistentes. No caminho de volta para a unidade de saúde, já em Lagonegro, província de Potenza, ele não resistiu e morreu.
As autoridades italianas rastrearam a contaminação até um carregamento de brócolis em conserva no óleo, usado no preparo do sanduíche de linguiça. Medidas de emergência foram adotadas para evitar novos casos, enquanto o Ministério Público de Paola investiga o incidente. O prefeito de Diamante, Achille Ordine, pediu calma à população e orientou que não fossem divulgadas informações não confirmadas.
O que é botulismo
O botulismo é uma intoxicação grave causada pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela pode se desenvolver em alimentos mal processados ou armazenados de forma inadequada, como conservas, embutidos e vegetais em óleo. Os sintomas incluem fraqueza muscular, visão turva, dificuldade para falar, engolir e respirar, podendo levar à morte se não houver tratamento rápido.
FONTE : MAIS GOIAS