Em novembro, o governo peruano rompeu relações diplomáticas com o México após o país conceder asilo à ex-primeira-ministra Betssy Chávez

Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE
O governo brasileiro assumiu a representação dos interesses diplomáticos do México no Peru. A medida ocorre após o governo peruano romper relações com o país chefiado por Claudia Sheinbaum, em novembro passado.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a decisão foi tomada após um pedido do governo mexicano para que o Brasil assumisse a representação. A ação também contou com a anuência de Lima.
“A representação abarca a guarda dos locais da Embaixada do México no Peru, incluindo a residência do chefe de missão, bem como de seus bens e arquivos”, informou o Itamaraty, em nota divulgada nesse domingo (25/1).
Em novembro, o Peru anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o México após o país conceder asilo à ex-primeira-ministra Betssy Chávez. Ela é investigada por participar da tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente peruano Pedro Castillo.
O governo peruano considerou que o México “interveio em assuntos internos” da nação.
FONTE : METRÓPOLES
