Uma pesquisa realizada pela Gambling.com, plataforma independente em jogos de azar e apostas online no Brasil, mostrou que Brasília é a sétima cidade com maior taxa de acidentes no País. De acordo com o estudo, foram 15,6 acidentes de trânsito em 2022 por grupo de 10 mil habitantes.
O estudo apontou que os fatores que mais contribuem para o aumento da taxa de acidentes nas rodovias são: a alta densidade populacional e tráfego, a falta de infraestrutura viária adequada, o excesso de velocidade, a condução sob os efeitos do álcool e drogas e o não cumprimento das normas de trânsito.
Neste sentido, a pesquisa mostrou que as cidades que mais têm registro de acidentes por habitantes com base nos fatores acima estão na seguinte ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Brasília, Recife, Porto Alegre e Manaus.
São Paulo é a primeira cidade com maior taxa de acidente, sendo 16,2 por 10 mil habitantes. Vale destacar que o estado de São Paulo é o lugar mais populoso do Brasil e da América Latina, com população de 12 milhões. A região é conhecida por uma alta densidade populacional e tráfego, o que aumenta o número de acidentes.
Conforme o Censo 2022, a cidade de Brasília tem, aproximadamente, 3 milhões de habitantes. Mesmo a densidade populacional sendo menor que a de outros estados, a capital do Brasil ocupou o sétimo lugar do ranking de cidades com maior acidentes de trânsito por habitante.
A plataforma também consultou mais de 2 mil brasileiros de diferentes Estados e perguntou sobre quem eles acreditam serem os piores condutores do Brasil. Segundo os resultados, o top 10 das das cidades que conduzem pior são: São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Campinas, Maceió, Curitiba, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.
Fonte: Mais Goiás