Goiânia – Sucesso em várias cidades goianas, o caminhão cheio de enfeites, luzes e músicas que carrega talentosos dançarinos fantasiados dos mais diversos personagens da ficção virou destaque do jornal americano The New York Times. Os jornalistas Jack Nicas e Victor Moriyama passaram dois dias a bordo da Carreta Furacão, como é chamado o veículo enfeitado, e relataram um pouco da rotina da inusitada companhia de dança e entretenimento. O material, que retrata a rotina dos trabalhadores da carreta que percorre a cidade de Rio Verde, foi publicado na imprensa internacional na última quarta-feira (1°/11).
No texto, os jornalistas contaram a história da Carreta Furacão (ou Trenzinho da Alegria) e contextualizaram a febre brasileira para os leitores de todo o mundo. Os repórteres trataram o espetáculo sobre rodas como “uma fatia popular e irreverente da cultura brasileira”.
A reportagem ainda dá detalhes do funcionamento e logística da Carreta Furacão, e explica os valores cobrados para que o público embarque e ainda relata a rotina dos dançarinos participantes da atração. “As equipes de dança costumam estar na estrada por três meses seguidos, trabalhando seis dias por semana por um salário mínimo, ou cerca de US$ 250 por mês”, conta o texto. A reportagem completa pode ser conferida aqui.
Fonte: A Redação