Dados do último domingo mostram que outras cidades goianas também ultrapassaram os 40 °C. Veja cuidados necessários durante período seco.
Cidade de Goiás registra a maior temperatura de todos os tempos na cidade
O calor não deu trégua para os goianos neste domingo de eleição. A cidade de Goiás, no centro do estado, registrou 44,5 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No ranking nacional de maiores temperaturas, a cidade ficou em primeiro lugar.
Segundo o Inmet, Goiás registrou a maior temperatura da série histórica do estado, desde 1960. A medição foi feita no domingo (6), e outra cidade goiana também aparece na lista das mais quentes do país. Aragarças, no oeste de Goiás, registrou 42,8 ºC, ocupando o quinto lugar no ranking nacional de temperaturas.
Na mesma lista, o Inmet apontou que Goiânia chegou a 41 ºC, São Miguel do Araguaia atingiu 40,5 ºC, e Edéia registrou 40,3 °C.
Calorão em Goiânia
Na última sexta-feira (4), Goiânia registrou a temperatura mais alta do ano, atingindo 41,1 °C, de acordo com o Inmet. Segundo Elizabete Alves, meteorologista do instituto, a onda de calor é causada por uma massa de ar seco que está sobre Goiás.
Foto ilustrativa de calor em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Cuidados com a saúde
A nutricionista Laís Bittencourt orienta que alimentos gordurosos devem ser evitados em dias de temperaturas altas. “Nesse período de calor extremo, o corpo humano demanda mais energia para manter a temperatura corporal nos níveis ideais. Como essa exigência é maior no processo de manutenção da temperatura, é interessante evitar a ingestão de alimentos muito gordurosos”, explica.
Bittencourt indica frango e peixe como proteínas mais adequadas para esse período. “Deve-se evitar, por exemplo, feijoada e alimentos à base de maionese ou creme de leite. Prefira saladas cruas e carnes magras, como frango e peixe. É essencial dar atenção especial à hidratação, com ingestão regular de água ao longo do dia. Capriche nos sucos de frutas naturais sem adição de açúcar e inclua frutas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi e laranja”, acrescenta.
Ciclista se refresca no calor em Goiânia, Goiás — Foto: Fábio Lima/O Popular
Cuidados com a pele
Paula Ribeiro, médica especializada em dermatologia, recomenda evitar a exposição direta ao sol sempre que possível. “O uso regular e generoso de protetor solar é fundamental para prevenir danos causados pela exposição ao sol. Optar por roupas leves e de cores claras ajuda a reduzir o impacto dos raios solares. Beber água em abundância também contribui para uma pele saudável e previne a desidratação”, orienta Ribeiro.
A médica alerta ainda que a desidratação afeta não só a pele, mas todo o organismo: “A falta de cuidados com a pele durante períodos de calor intenso pode resultar em diversos problemas de saúde. A exposição inadequada ao sol pode levar a queimaduras solares, aumentando o risco de câncer de pele a longo prazo. Em casos mais graves, a exposição excessiva sem proteção pode causar insolação, com sintomas como tontura, náusea e até colapso”, finaliza.
FONTE: G1 GOIÁS / TV ANHANGUERA