05 de Julho de 2023
Campanha publicitária feita pela Volkswagen mostra cantora com a filha, Maria Rita
á não é novidade para ninguém a campanha publicitária da Volkswagen, criada por meio de Inteligência Artificial, que mostra a cantora Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, que faleceu em 1982. O comercial que mostra um clone de Elis dirigindo um carro ao lado da filha, enquanto cantam a música “Como Nossos Pais”, vem sendo elogiado por diversos internautas – e outros tantos estão criticando fervorosamente o vídeo.
Os termos “Elis”, “Volkswagen”, “Belchior” e “Como Nossos Pais” estiveram entre os assuntos mais comentados no Twitter na última terça-feira (4).
Uma publicação na rede ironiza: “Quem não se emocionou com essa propaganda de carro com um artista falecido em CGI já está morto por dentro”.
Entre as críticas está o uso da música “Como Nossos Pais” na propaganda. Algumas postagens apontam a discrepância entre o tom da campanha e o contexto ditatorial no qual a canção foi composta por Belchior, que faleceu em 2017, assim como a própria experiência de Elis Regina, que chegou a ser presa durante o regime militar. João Marcelo Bôscoli, o primogênito de Elis, aborda esses episódios em seu livro “Elis e eu: 11 anos, 6 meses e 19 dias com minha mãe”, publicado em 2022.
Outros usuários argumentam que a interpretação da letra escrita por Belchior em 1976 foi esvaziada. “Não era sobre nostalgia, era sobre angústia, sobre o medo das coisas não mudarem”, afirma outro usuário.
Também foi levantada a questão dos direitos de imagem da cantora, que faleceu há mais de quatro décadas. “Uma pessoa falecida não tem mais direitos e obrigações. E agora? Os familiares podem autorizar qualquer coisa? Um pornô com Elis, por exemplo? Estou exagerando para tornar a questão mais compreensível”, questiona um usuário.
A campanha comemorativa da Volkswagen promove um lote de 70 unidades da Kombi elétrica, em celebração às sete décadas da montadora no Brasil.
Fonte: Mais Goiás