O Vila Nova ocupa a 4ª colocação da Série B, com 36 pontos, já o Goiás é o 7º, com 32
Jogo entre Vila Nova e Goiás. Foto: Roberto Corrêa – Vila Nova
O Campeonato Brasileiro Série B já passou da metade e as equipes já começam a projetar pelo que irão brigar na parte final da competição. Os goianos Goiás e Vila Nova estão na parte de cima da tabela e os dois seguem na briga pelo acesso da competição. Com essa disputa, as probabilidades começam a fazer parte do cenário dos clubes nesta fase do torneio.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Vila Nova tem 54,8% de chances de acesso para a elite do futebol brasileiro. O time colorado fica atrás nesse quesito apenas do Novorizontino, com 78,9% e do Mirassol, com 59,6%. Na tabela de classificação, o Tigrão ocupa a 4ª posição, com 36 pontos.
Já o Goiás está um pouco abaixo nessa lista, o esmeraldino tem 19,3% de chances de subir de divisão. Porém vale destacar que esses números alteram a cada rodada. Outro detalhe a favor do esmeraldino é que o time possui um jogo a menos, contra o Amazonas, na Serrinha. Com isso, as probabilidades do time podem aumentar. Hoje, o alviverde ocupa a 7ª colocação, com 32 pontos.
O Departamento de Matemática da UFMG também traz outras probabilidades, como por exemplo em questão de pontuação para o acesso. Atualmente, a pontuação que possui 100% de chances de subir é 68 pontos, porém, nos últimos anos, uma média que os clubes têm conseguido acender de divisão é os 64 pontos. Para essa pontuação, a probabilidade de acesso é de 99,7%.
Vale ressaltar que os números são apenas um norte e muita coisa pode mudar a cada rodada. O certo é que Goiás e Vila Nova entram em campo neste final de semana. O esmeraldino irá até o Novelli Júnior, no sábado (24), para duelar contra o Ituano. Já o Tigrão enfrenta o América-MG, no domingo (25), no OBA.
Fonte: Mais Goiás