Raiza reúne mais de um milhão de seguidores no Instagram e 560 mil no TikTok. Em seu perfil, além das dicas de moda que a levaram a começar nas redes, ela compartilha muito do seu dia-a-dia
Raiza Marinari e Roberta Caldas Santos | Foto: Reproduçao / Instagram
A goiana Raiza Marinari consta em diferentes listagens, seja por ser uma influenciadora que fala sobre moda, ou porque é uma das goianas mais seguidas do Instagram. Ela já tem direito até a notícias de fofoca (em outros portais) que anunciaram sua gravidez e até destacaram a decoração do quarto do seu primeiro filho, Davi, que nasceu em 2020. O segundo, Gabriel, veio em 2022, ou seja, estão com 2 e 4 anos de idade.
Raiza reúne mais de um milhão de seguidores no Instagram e 560 mil no TikTok. Em seu perfil, além das dicas de moda que a levaram a começar nas redes, ela compartilha muito do seu dia-a-dia. Inclusive, durante a gravidez, postou vídeos dançando com a família, falou sobre absorventes pós-parto e ainda caiu na risada e tirou sarro do marido, que se dispôs a simular a dor de contração do parto.
Confira o vídeo:
A história da influencer, como todas, na verdade, começa com sua mãe. Roberta Caldas Santos, a matriarca, que compartilhava seu perfil profissional com a irmã e sócia, Flávia. Juntas, foram donas da primeira página brasileira a atingir o marco de um milhão de seguidores no Instagram. A Santte, que hoje tem 897 mil seguidores.
Um caminho trilhado em conjunto
E como tudo isso começou? De acordo com a empresária, ela já trabalhava com moda desde muito jovem. Inclusive, foi ainda nova para os Estados Unidos, onde morou por 12 anos. Depois, de volta ao Brasil, Roberta cursou Consultoria em Moda e começou uma empresa em sociedade com uma de suas duas irmãs (a terceira é juíza).
Em 2012, quando o aplicativo tinha apenas dois anos de idade, ela já era consultora de estilo. Como Roberta bem explicou em sua entrevista ao Jornal Opção, “naquela época tudo era mato”. A Santte publicava imagens e vídeos de curadoria cuidadosa, para inspirar e transparecer o estilo de vida, a beleza e a elegância. E por isso, atraiu muitos seguidores, inclusive famosos.
Foto: Reproduçao / Instagram
“Chegou num ponto em que Santte virou sinônimo de estilo. A ideia foi da Raiza, nós queríamos só uma forma de compartilhar as dicas e os produtos com as nossas clientes”, relembra a mãe. Nesse período, muitas marcas e artistas começaram a entrar em contato para aparecer naquele perfil. “Foi tudo muito orgânico, não existia a intenção de se tornar nacional ou internacional, como somos hoje”.
De acordo com a empresária, ela já trabalhava com moda desde muito jovem. Inclusive, foi ainda nova para os Estados Unidos, onde morou por 12 anos. Depois, de volta ao Brasil, Roberta cursou Consultoria em Moda e começou uma empresa em sociedade com uma de suas duas irmãs (a terceira é juíza) em 2008.
“Não era como hoje, que você vai direcionada para trabalhar nas redes. Foi uma transição, eu usava muito o facebook”. Foi só depois do conselho de Raiza que ela começou a pedir que as clientes a seguissem nas redes. “O que era um pouco estranho. As pessoas não entendiam, como assim ‘seguir’”?
Uma família de mulheres fortes
Inclusive, Roberta relata que no início, Raiza sequer queria participar dos conteúdos promocionais. “Ela não queria fazer de jeito nenhum, nunca se viu modelando, muito menos atuando como a grande comunicadora digital que ela é hoje”. Entretanto, mesmo assim, para ajudar a mãe, modelou e fez fotos para a Santte em inúmeras ocasiões. “Ela é uma mulher muito bonita, sempre foi, então destacava o produto e chamava atenção”, elogia a mãe.
Além de Raiza, Roberta tem mais uma filha, a Júlia, alguns anos mais nova. Essa, é mais reservada, ela estuda medicina em São Paulo. Porém, nos demais perfis, é possível encontrá-la com facilidade. “Ela é muito forte, independente, colaborativa e segura do que quer”, conta sobre a caçula.
“Eu sou muito amorosa com as minhas filhas, às vezes as pessoas não imaginam o quão firme eu sou, até com a casada”. Ela afirma que nunca teve a intenção de ser a ‘melhor amiga’, como várias mães, porque acredita que a amiga é apenas uma pequena parte da complexidade do papel que uma mãe precisa ocupar.
“Eu sou mãe, não tem nada maior do que essa palavra. Eu quero ser vista como mãe, porque não vou aplaudir se fizer algo errado, não vou fingir que não está acontecendo. Mesmo assim, eu tenho o meu espaço e meus limites, assim como elas”.
Roberta se orgulha de ter criado bem as suas filhas, como uma mãe cristã, ela afirma que poucas coisas a fazem mais feliz do que ver suas filhas em um bom caminho. “Para mim é importante que elas sejam autênticas e tenham liberdade”.
Quem é Raiza Marinari?
A jovem, que começou sua carreira dando pitaco na divulgação da mãe, foi a responsável pela migração da Santte para o digital quando tinha cerca de 15 anos de idade. “A verdade é que a minha mãe não queria aparecer e dizia: coloca a Raiza, que é nova e bonita”, brinca Raiza ao contar como entrou para essa vida.
“Eu fazia as fotos para ela divulgar as marcas para a Santte Estilo, como era uma marca muito grande, as pessoas passaram a me conhecer. Aos poucos fui fazendo o meu nome, começaram a me seguir, mandar mensagens”. E assim, ela começou a buscar por marcas e empresas interessadas em trabalhar com ela e ter os seus produtos divulgados no perfil da influenciadora.
Raiza Marinari é dona da Liv Style, junto com sua mãe e marido, que segundo ela, são os seus maiores apoiadores. A loja já esteve presencialmente em São Paulo e Goiânia, porém, atua hoje apenas através de loja virtual; nacional e internacionalmente.
Raiza com o marido, Rogério Thomé Filho, ao descobrirem a primeira gravidez | Foto: Reproduçao / Instagram
Trabalhar com redes sociais não é fácil
“Existia muito preconceito, as pessoas não conheciam, então eu tinha muita vergonha. Eu me apresentava para as marcas e pedia para fazer um teste, postar um look. Conforme viram que tinha um bom resultado, entravam em contato, e eu comecei a fechar contratos mais longos”, relata.
Ainda assim, ela continua vendo que é uma dificuldade convencer as pessoas de que esse é um trabalho sério. “Mesmo que toda empresa precise trabalhar na internet, ainda existem pessoas com muito preconceito. E eu sustento a minha família, meus filhos e a minha casa com o dinheiro que eu ganho na internet”.
Para Raiza, a vida foi um grande turbilhão, em que tudo aconteceu quase simultaneamente. Ao terminar o ensino médio, enquanto ajudava a mãe, cursou marketing na ESPM, em São Paulo. “Eu amo Goiânia e São Paulo, cada cidade com uma metade da minha vida. Goiânia é família e raiz, mas SP é a cidade que me abriu todas as portas”. No eixo Rio-São Paulo, ela compartilha que conseguiu consolidar seu nome como uma das maiores influenciadoras do Brasil.
“Eu tenho muito orgulho do meu trabalho e da minha trajetória, é trabalhoso, eu exponho a minha vida na internet 24 horas por dia. E é isso que atrai as pessoas, elas querem acompanhar minha vida. Porque eu nunca criei um personagem, o segredo é permanecer verdadeiro. Eu mostro a verdade, se eu estou bem, se eu estou mal, os desafios da maternidade, tudo isso”.
Foto: Reproduçao / Instagram
O TikTok mais visto do mundo é goiano
Desde maio de 2024, o TikTok mais visualizado do planeta pertence a uma goiana, a maquiadora e criadora de conteúdo digital, Camila Pudim. Atualmente, a publicação tem 38,8 milhões de curtidas, mais de 320 mil comentários, quase 845 mil compartilhamentos e 583 milhões de visualizações.
Aos 27 anos de idade, não é exagero dizer que Camila é uma das maiores criadoras de conteúdo digital do mundo. Ela está ativamente na internet desde 2013, com o canal “Batom Atrevido”. De acordo com entrevista concedida à Revista Marie Claire, sua primeira paródia viralizou em 2015, quando recebeu muitos inscritos e visualizações pela primeira vez.
Com um destaque incomparável, a influenciadora goiana é a única brasileira representando o país no Top 10 de vídeos mais vistos da plataforma. O vídeo que obteve esse título foi feito para a trend indiana “Asoka Makeup”, com a música “San Sanana”, da cantora Akla Yagnik.
A trend se inspira no filme dramático “Asoka”, de 2001, e foi rapidamente adotado por diversas maquiadoras asiáticas em seus tutoriais. Elas postaram vídeos enquanto dublavam a música e perfomavam movimentos típicos da dança indiana. Para o video de Camila, foram necessárias 18 horas de produção e aproximadamente 30 transições.
Confira o vídeo:
Graças ao sucesso proveniente da trend indiana, a influenciadora ainda criou uma trend em homenagem ao Brasil e outra ao México. Na versao brasileira, ela tenta explorar a pluralidade do país, com referências a diferentes estados do país, suas culturas e sua fauna. O trecho mais comentado nas redes sobre esse vídeo é a maquiagem de onça feita pela artista.
A equipe do Jornal Opção tentou entrar em contato com a influencer Camila Pudim, porém não teve resposta até a publicação desta matéria.
FONTE: JORNAL OPÇÃO