A comandante geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Ana Paula Barros Habka, recebeu oficialmente o comando da tropa das mãos do ex-comandante coronel Adão Teixeira de Macedo, na manhã desta quarta-feira (7/2), na Academia de Polícia Militar de Brasília, no Setor Policial Sul. O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da cerimônia de passagem. O chefe do Executivo local espera que o novo comando contribua para a segurança da capital brasileira, especialmente na redução do alarmante número de feminícidios.
A nova comandante geral prometeu um comando com base na tecnicidade e no zelo para com a tropa. Para Ana Paula, os policiais militares são a espinha dorsal da PMDF. “Deus não nos concedeu o espírito de covardia, mas de poder, amor e de equilíbrio”, afirmou.
A coronel é a segunda mulher a assumir o comando da PMDF. Coincidentemente, o dia 7 de fevereiro é a data do falecido pai da nova comandante-geral, o coronel Chagas, referência na corporação. “Estarei diuturnamente trabalhando pela segurança pública da nossa capital”, afiançou Ana Paula.
O ex-comandante Adão destacou os esforços do governo local na recomposição do quadro da força e a recomposição salarial concedida à tropa. Para o coronel, a PMDF desempenhou papel importante no combate contra o crime e a preservação da segurança no DF. “O que nós move é o amor à pátria, à lei e à ordem”, afirmou. O militar seguiu para a reserva remunerada.
A coronel Ana Paula Habka foi nomeada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), em 18 de agosto de 2023, pela então governadora em exercício Celina Leão. A militar ocupava o posto de subcomandante da PMDF. O coronel Adão passou para a reserva remunerada.
FONTE:METROPOLES