Em meio à explosão do número de casos de dengue, Goiânia registra aumento de 156% em casos de Covid-19. Em entrevista na redação do Jornal Opção, a infectologista Marília Turchi falou sobre o aumento de casos de diferentes doenças, como: Covid-19, dengue, e Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Segundo a médica, o aumento do contágio por Covid-19 não caracteriza uma situação epidemiológica ou de surto, mas reforça a necessidade da vacinação. “O aumento no número de casos reforça a necessidade da vacinação. A Covid veio para ficar. Temos enorme quantidade de pessoas com esquema vacinal incompleto — especialmente as crianças. Devido à politização da vacina no passado, muitos pais e mães deixaram de vacinar seus filhos, o que ainda explica a existência desse grupo vulnerável”, afirma Marília Turchi.
Segundo a infectologista, há certa sazonalidade no contágio da Covid-19, com aumento do número de casos nas épocas em que pessoas se aglomeram. Entretanto, o cenário é diferente do pandêmico. “No início da pandemia, entre 2020 e 2022, tivemos colapso do sistema de saúde devido ao excesso de casos graves — isso não acontecce hoje, graças à vacina. O que temos hoje é que a doença continua circulando, com diversas variantes.”
Como já fazem os grupos vulneráveis à gripe, os grupos de risco para a Covid-19 devem ser vacinados contra a Covid-19. “A vacina vai reduzir o número de internações, de óbitos, a gravidade da doença, mas não tem a possibilidade de erradicar o vírus, que é muito mutável.” Marília Turchi recomenda que se adote os cuidados necessários sempre que houverem sintomas: isolamento e máscaras.
Sobre as cidades goianas de Guapó, Petrolina, São Francisco de Goiás e Porangatu, que cancelaram as festas de carnaval devido ao aumento do número de casos, Marília Turchi afirma: “As prefeituras devem ter feito o cálculo de suas capacidades hospitalares e ficado com receio de não serem capazes de lidar com a dengue e Covid-19 simultaneamente.”
Em meio à explosão da dengue, Goiânia registra aumento de 156% em casos de Covid-19
Sífilis representa riscos graves para gestantes e bebês; aumento de casos preocupa especialistas
Novo medicamento para HIV/AIDS já é encontrado em pontos de distribuição de Goiás; confira a lista
Secretário de Saúde de Goiás pede mobilização da população na prevenção contra a dengue
FONTE:JORNAL OPÇÃO